domingo, 31 de dezembro de 2023

Filmes

Conheçam meu canal no YouTube. Inscreva-se: Games, Bibles, Movies & cia  


GODZILLA MINUS ONE (Avaliação 4/5 - Muito bom!)

 Novo filme do 'Kaiju' mais querido do Japão é tenso e bem fiel as suas origens. Vamos a análise!
 Em comemoração aos setenta anos do personagem mais famoso da cultura japonesa, o diretor Takashi Yamazaki decide homenagear o protagonista com um filme mais denso, dentro das raízes mais profundas da construção da mitologia em torno do monstro gigante e trazendo um roteiro que nos leva no tempo a um Japão despedaçado pelo pós guerra - mais precisamente a Segunda Guerra Mundial. Com suas vidas ainda por reconstruir após os destroços deixados pelo conflito, surge nos mares uma criatura que torna as coisas ainda piores. E o que chama a atenção é o filme se passar justamente nesse período, pois até o nome do filme tem um peso nisso e é interessante pensar sobre como os japoneses lidaram após o fim do embate. Vamos falar um pouco mais sobre nos parágrafos abaixo.
 'Minus One'. Existe um dito popular que diz 'nada é tão ruim que não possa piorar'. A definição aqui cabe perfeitamente no título. Após alguma pesquisa, notei que o título representa exatamente um Japão em estado 'zerado' pela guerra, reiniciando de seus destroços, porém com a chegada do Godzilla o que já está zerado se tornou 'menos um'. Ou seja, o reinício foi ainda mais abafado pela chegada do monstro, tornando tudo ainda muito mais tenso e agravante. O que era para recomeçar do zero, ficou ainda mais abaixo de zero percebe? Isso mostra o peso do personagem em meio a um caos já em decorrência do pós guerra. Interessante.

Ele chegou para dizer o que veio fazer.

 Trauma constante. Falar da Segunda Guerra para os japoneses não é algo muito agradável para eles, obviamente. Hiroshima e Nagasaki ainda estão no meio da memória desse povo. E é interessante ressaltar como isso é retratado no longa usando o Godzilla como protagonista, porém ao mesmo tempo como 'pano de fundo' para tratar dos horrores do pós conflito, que deixaram uma Japão a deriva e devastado com tudo o que havia acontecido. O fato do raio do 'Kaiju' ser radioativo demonstra sutilmente que os destroços causados pelo confronto foram catastróficos. É uma ilustração dolorosa de um período crítico para o que hoje é conhecido como um dos países mais tecnológicos do mundo.
 Desonra e honra. O ator Ryûnosuke Kamiki vive o protagonista central da trama, 'Kõishi Shikishima', um aviador kamikaze que se perdeu pelo medo de ser apenas um 'tiro ao alvo' no meio de seus inimigos. No entanto, o arco de desenvolvimento de seu personagem é cativante e envolvente, construindo e moldando seu caráter a partir de seus próprios medos. Sabemos que os japoneses tem um código de ética e honra muito fortes e isso influencia o povo em todas as áreas de suas vidas. Ver isso sendo captado em tela e mostrado com certa veracidade não só é interessante como também faz parte intrínseca da cultura daquele país desde os primórdios da nação. E após a Segunda Guerra, isso foi ainda mais fortemente norteando os japoneses para que se tornassem a potência que é a nação hoje. Muito bem elaborada essa parte do filme.

Cena de perseguição no mar incrível!

 Enfim, vale a pena ver o filme? MUITO RECOMENDADO! ‘Godzilla Minus One’ é a volta as raízes do personagem, não só o homenageando, mas também pondo em discussão os conflitos de uma nação devastada pelo pós guerra e como sobreviveriam a mais uma ameaça, caso ela existisse naquele período. O filme tem muitas camadas de debate, e as que eu propus estão neste singelo texto. Se curte cultura japonesa e filmes que são mais reflexivos, é diversão certa para você. Vale demais o ingresso!

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário