WONKA (Avaliação 4,5/5 - Excelente!)
Com uma estética leve e bem construída, longa que conta a história
pregressa de seu protagonista é delicioso de assistir. Vamos a
análise!
Interpretado por pelo menos duas vezes por Gene
Wilder (1971) e Jhonny Depp (2005), 'A fantástica fábrica de
chocolate' foi escrito por Roald Dahl e publicado pela primeira vez
em 1964. O personagem central, 'Willy Wonka' é um artista que sabe
criar como ninguém. Mas alia suas criações ao gosto pelo
chocolate, propondo uma viagem sem limites ao paladar da imaginação.
E agora em 2023, temos ninguém menos que Timothée Chalamet
interpretando uma versão mais jovem do sonhador criador, contando um
pouco de suas experiências e peripécias para conseguir alcançar
seu maior sonho: construir maior e melhor loja de chocolates do
mundo. Cheio de musicais e coreografias inspiradas e muito técnicas,
o longa consegue recriar toda essa magia e ser, ao mesmo tempo,
carregado de belas lições e significados. Vamos destrinchar esses
pontos melhor mais adiante.
![]() |
Canções e coreografias impecáveis. |
Técnica impecável. Todo o filme tem sua narrativa pautada em algum ponto central ou nos atores principais, obviamente. Mas aqui juntar a trama com musical ganha um gostinho pra lá de especial. Tanto Timothée quanto todos envolvidos nas danças e coreografias são responsáveis pelas mais belas e doces apresentações durante todo o filme. 'Live action' com canções são difíceis de combinar. Ter entrosamento entre roteiro, trama e músicas não é nem um pouco fácil. Mas esse longa traz uma suavidade tão peculiar que prende o espectador e transforma tudo em quase um belo espetáculo teatral. Isso mesmo. Parece uma peça de teatro em formato de filme, tamanho a dedicação dos atores em traduzir uma mídia na outra sem perder a real sensação de que é de fato um filme. E todos os cenários, figurinos e diálogos são construídos com base nessa premissa. É tão fluido e honesto que o filme passa e não se percebe. Tem um singelo bom gosto artístico que transpassa gerações. Tanto crianças, quanto jovens e adultos vão realmente se encantar com o tom da produção.
Lições interessantes no contexto das atuações. Os coadjuvantes do longa são ricos e bem construídos. Olivia Colman interpreta a dona de um hotel um tanto quanto duvidoso quanto a sua qualidade e serviços. O protagonista se vê em apuros quando assina um contrato sem ler o restante dos termos. E a primeira lição aqui é que devemos sempre estar atentos as 'facilidades' que nos oferecem nesta vida. Muitas pessoas caem em golpes dentro e fora da internet por não querer ter o trabalho de checar melhor o que e com quem estão fazendo negócios. E são golpes que as vezes custam anos de sacrifícios e lutas para conquistar um bem. Toda atenção é pouca nesses casos. Outro ponto interessante que dá uma bela lição de vida é como a indústria - falo das gigantescas - querem 'engolir' o mercado com seus produtos, ofuscando qualquer tipo de concorrência que lhes faça competição no mesmo nível. É o caso claro de 'Willy Wonka', que chega na cidade querendo vender seus deliciosos e irresistíveis chocolates, mas trava uma batalha com os grandes comerciantes locais, por conta de seu produto ser claramente diferenciado dos outros. Alguma alteração entre a ficção/fantasia e o mundo real? Acho que não. É de fato uma leve e doce paródia da vida como um todo, contada da maneira mais sutil e refinada possível.
![]() |
Oompa-Loompa (Hugh Grant): muito bom. |
Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADÍSSIMO! "Wonka"
brilha em seu musical, no cômico e sorrateiro 'Oompa-Loompa' de Hugh
Grant e na versatilidade de atuação de Timothée Chalamet. As
expectativas desse que vos escreve foram mais que superadas, tanto pela ótima tradução das canções quanto das atuações. Filme muito gostoso de assistir com toda a família. Arrisco dizer que ao menos uma indicação ao Oscar 2024 de 'Melhor ator' Chalamet merece. E o filme por 'Melhores efeitos visuais' e ' Melhor figurino'. Vale demais o ingresso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário