ESTUDO BÍBLICO: 'ISAÍAS - O PROFETA MESSIÂNICO'
Considerado o maior livro (em tamanho mesmo) relacionado aos profetas do Antigo Testamento (AT), o livro de Isaías carrega em sua mensagem um fortíssimo relato da vinda do Messias a Terra. Neste pequeno estudo vamos abordar fatos, curiosidades e as principais mensagens descritas desta obra tão rica para os cristãos.
O nome Isaías significa 'O Senhor salva' e como alguns nomes tem enorme importância no contexto bíblico tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento (principalmente no AT), esse não foi diferente: em todo o livro, que foi escrito por volta de 700 anos antes da primeira vinda de Cristo a Terra, é narrado sobre a promessa da chegada do Salvador ao mundo. Seus 66 capítulos contextualizam Cristo do início ao fim e traduzem o plano de Salvação para a humanidade. Mas antes de falarmos sobre os aspectos literários vamos conhecer mais sobre o autor do mesmo.
Isaías pertencia a casa real de Judá, provando que ser chamado pelo Pai independe de ‘status’ ou condição social. Foi um servo obediente, era casado e tinha filhos (Isaías 7.3; 8.3,4). Profetizou durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (Isaías 1.1). Conclamou o povo de Israel a se voltar para Deus e arrepender-se de seus pecados, fato esse que lhe causou muita oposição por parte daqueles que não queriam ouvir a verdade. Mas a convicção do seu chamado de profeta foi dada pelo próprio Deus (Isaías 6.1-8). Também dentro deste contexto foi o único dos profetas que viu Jesus assentado em Seu Trono de Glória (Isaías 6.1,5 - João 12.41). Um privilégio de poucos! Seu ministério profético durou cerca de 60 anos e segundo a tradição (ou seja, não há fatos que comprovem) foi morto serrado ao meio durante o reinado de Manassés por amor a Deus e a Sua Palavra.
Seu livro se divide em 2 seções: a primeira começa no cap. 1 até o 39 (onde se narra o cativeiro e julgamento do povo) e após do cap. 40 ao 66 (onde é narrado o pós-cativeiro e a salvação). Também é considerado por alguns estudiosos como a ''Bíblia em miniatura'', por conter 66 capítulos, que resumem os 66 livros das Escrituras Sagradas. Sua dupla divisão, segundo eles, remetem aos principais temas do AT e NT (Novo Testamento). Interessante não? :)
Sua obra também reflete seu nível de conhecimento. Segundos pesquisadores, Isaías, por pertencer a realeza, tinha conhecimentos em Literatura e escreveu o livro em forma de prosa e poesia. Ou seja, além da inspiração divina, Deus ainda usou os conhecimentos do profeta para construir um texto que fosse ao mesmo tempo culto e divino. Sua palavras inspiradas trazem textos como encontrados em Isaías 9.6: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre seus ombros; e o Seu Nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz", fazendo referência ao nosso Senhor Jesus. Lindo, não é mesmo? ;)
É uma obra literária marcada por uma trajetória de lutas, sofrimento, pregação de salvação e concerto. Sua mensagem central encontra-se em Isaías 53.5: ''Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e, pelas Suas pisaduras, fomos sarados''.
Algumas curiosidades:
1. Isaías profetizou acerca de João Batista, aquele que seria o precursor do Messias (ler Isaías 40.3-5 e comparar com Mateus 3.1-3).
2. Há, conforme já mencionado no texto acima, muitas passagens que demonstram a caminhada de Cristo aqui na Terra. Irei mostrar aqui algumas:
- O Cristo em carne e Sua divindade (ler Isaías 7.14 e comparar com Mateus 1.22,23)
- A missão de Jesus aqui (ler Isaías 11.2-5 e comparar com Lucas 4.17-19,21)
- Os Seus milagres (ler Isaías 35.5,6 e comparar com Mateus 11.2-5)
- Sua morte em expiação dos nossos pecados (ler Isaías 53.4-12 e comparar com Romanos 5.6)
- Sua segunda vinda (ler Isaías 26.20,21 e comparar com Judas 1.14,15)
3. Esses textos citados são alguns exemplos que comprovam mais uma vez a veracidade da Bíblia. Como Isaías em uma época tão distante (700 anos antes do Messias vir) menciona Cristo e sua vida? Se você, leitor, não tinha se apercebido disso...se atente! Fica essa dica. ;)
4. Alguns estudiosos questionam que a segunda parte do livro de Isaías não foi escrita por ele. Não existem nas Escrituras nada que se adeque a esses questionamentos, concedendo ainda a autoria toda do texto ao profeta. Mas fica aí a curiosidade desses questionamentos, sendo que, volto a dizer, não existe nada comprovado acerca disso e nem quem seria o outro autor. São só especulações mesmo. :)
Espero que esse pequeno estudo edifique sua vida desperte em você o desejo de conhecer cada dia mais sobre as Sagradas Escrituras (nesse caso em específico o livro de Isaías), porque ela vai gerar vida e paz no seu coração. Deus abençoe sua vida! ;D