segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Filmes

MUSSUM - O FILMIS - Avaliação 4,5/5 - Excelente!

 Aílton Graça dá vida a uma dos maiores e mais saudosos comediantes do nosso tempo e esbanja talento em tela como ‘Mussum’. Vamos a análise!
 Quem aí tem mais de 40 anos pelo menos (ou até um pouquinho menos talvez)? Eternizado na televisão brasileira como um dos maiores programas de humor de todos os tempos e com sucesso absoluto de público, ‘Os trapalhões’ nasceram em 1974 e viralizaram - em uma época que essa palavra nem era usada – até o ano de 1995 com suas esquetes simples e engraçadas e seus personagens mais que icônicos. Quem aí não lembra do ‘Sargento Pincel’, vivido pelo saudoso ator Roberto Guilherme? Ele e outros tantos ali alegravam demais nossas vidas e nos faziam rir despretensiosamente com um humor bobo e caricato. E dentre eles, o primeiro a receber uma homenagem em forma de filme foi Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido por todos pelo cômico personagem ‘Mussum’ das telas. Nesta obra vamos conhecer não somente o ‘trapalhão’, mais toda sua trajetória de vida, desde sua infância no Lins, Rio de Janeiro, até sua ascensão como o comediante que todos nós conhecemos. E não foi qualquer trabalho não. É um filme digno e de respeito baseado em um livro que conta um pouco de sua história chamado ‘Mussum – Uma história de humor e samba’. E como sempre faço, vamos destrinchar um pouco abaixo as qualidades desta impecável projeção.

Ailton: impecável no papel.

 Aílton Graça e grande elenco brilham. A caracterização e a personalidade da pessoa de Antônio Carlos foi muito bem executada. Muito talentoso, Ailton Graça traz a vida não só o personagem, mas todas as nuances, momentos e desventuras da pessoa no papel de ‘Mussum’. Esbanjando carisma, sensibilidade e simpatia, o ator protagonista consegue trazer ao público a emoção, as risadas e a conexão com esse que alegrou tanto nossos domingos por muitos anos. Trás relevância e senso de nostalgia imediatos para o público. Outra atriz que chamou atenção para mim foi Cacau Protásio. Ela interpreta a mãe de Antônio Carlos ainda criança e a faz com uma sensibilidade incrível e forte. Mesmo usando sua veia cômica, consegue entregar os momentos mais delicados da vida de Dona Malvina Bernardes Gomes com esmero e intrepidez, sendo extremamente competente nesse papel na primeira parte do filme. Neusa Borges reproduz Dona Malvina da metade do segundo ato em diante e protagoniza cenas tanto imperdíveis quanto engraçadas. Talentosa e reconhecida atriz que é, também entrega tudo no papel. E não só eles, mas o grande elenco deste filme é super bem entrosado, mostrando todas as fases da vida do artista com detalhes e peculiaridades que talvez muitos de nós não sabíamos. Parabéns a todos pelo belo esforço.
 Roteiro, edição e montagem impecáveis. Não bastasse o elenco de primeira, o muito bem escrito roteiro produz uma narrativa leve, cômica e dramática ao mesmo tempo. Porém uma não suplanta a outra. Pelo contrário. Comicidade e dramaticidade trabalham em sintonia em seus momentos certos sem desgastar a trama nem incomodar o espectador. A direção de montagem e edição são igualmente primorosas, pois todo o filme é rigorosamente bem executado nessa parte. Os momentos em que Ailton e demais atores interpretam ‘Os trapalhões’, há uma dinâmica bem executada no formato das telas antigas de tubo de imagem que abrilhanta e recria o vínculo dessa época. E esses são só alguns detalhes desse bonito trabalho. Como não sou de fornecer ‘spoilers’ por aqui, dei só uma aguaçada em você, querido leitor, para assistir e ver outros detalhes que abrilhantam ainda mais essa película.

Cacau Protásio: cômica e comovente.

 Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADÍSSIMO! Considerado pela minha pessoa como uma das melhores biografias de uma personalidade brasileira, “Mussum – O filmis” não só traz essa essência nostálgica como consegue nos fazer viajar no tempo décadas atrás para contar a vida e a história desse icônico personagem que marcou nossas infâncias e noites de domingo na televisão, além dos diversos filmes que ele gravou junto ao elenco dos “Trapalhões”. Uma obra rica, bem contada e com um desfecho emocionante. Para quem viveu esse período, é ida certa ao cinema. Para os mais novos, uma pequena demonstração de como fazer comédia sem ser apelativo. Vale demais o ingresso!

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário