domingo, 4 de junho de 2023

Filmes

VELOZES E FURIOSOS 10 (Avaliação 3/5 - Bom!)

 Novo longa da franquia mantém a surrealidade mas entretém quem está disposto apenas a diversão descompromissada. Vamos a análise!
 Que 'Velozes e Furiosos' já virou uma galhofa faz tempo isso todo mundo já sabe. Esqueça as leis da física, da gravidade, ignore Newton e você vai ter ao menos motivos para rir e se distrair no cinema sem nenhuma preocupação. Aliás, a fórmula dessa franquia, que mudou drasticamente do original, é o que faz ela estar viva até hoje com altíssimos índices de bilheteria. Não é mais sobre o natural. Trata-se claramente do impossível e do improvável em um longa que mais parece filme de super-heróis do que uma franquia de ação. Junte a tudo isso personagens que parecem saídos dos quadrinhos e temos então uma fórmula que não cansa de fazer sucesso, mesmo ela sendo uma avalanche de bizarrices e impossibilidades durante todo o tempo. E apesar da fórmula absurdamente repetitiva, ela tem a cada edição seus méritos e deméritos. Veremos o porquê disso logo abaixo.

Toretto continua fazendo o impossível.

 Uma franquia cheia de inconsistências. Desde que surgiu, em 2001, a franquia já mudou seu estilo narrativo algumas vezes, matou e reviveu personagens com explicações convenientes no roteiro, mudou o contexto dos personagens de arruaceiros de rua para heróis mercenários, trouxe vilões que viraram aliados, além das cenas mais 'fora da curva' que existem em filmes desse tipo, entre outras enormes gama de loucuras que muitas das vezes beiram o 'nonsense' mas que, convenhamos, o público acabou abraçando tudo isso e desconsiderando a lógica e o efeito prático que elas deveriam ter. No somatório geral, são justamente essas inconsistências que traduzem o que é hoje a saga de filmes. Uma deliciosa bagunça que culmina em um roteiro despreocupado com a coerência e um público descompromissado com o roteiro (rsrs). Por isso o enorme sucesso.
 Um vilão sádico e oportunista. Depois do sucesso de "Aquaman", Jason Momoa despontou em Hollywood como um grande figurão da indústria. Cotado para vários filmes e séries, agora ele está na pele de um dos vilões mais loucos, insanos, irônicos e perturbados de todos da saga. Dono de um enorme carisma, o ator imprime ali uma boa veia do seu potencial artístico e nos conduz a uma história de vingança que beira os limites da incredulidade. O que ele faz no longa é de aplaudir do tanto que o personagem é psicótico. Ao tempo em que ele é impiedoso, consegue ser sarcástico no mesmo nível, o que faz dele uma "bomba relógio" ambulante capaz de destruir tudo e todos que cruzarem seu caminho. E a atuação de Momoa credibiliza sua vilania e o transforma em um dos melhores vilões da saga até agora. Uma ótima adição ao elenco sem dúvidas.
 Um roteiro cheio de conveniências. É lógico que um filme desses acha solução pra tudo como se fosse uma borracha apagando um erro cometido por uma escrita equivocada. O sentido do roteiro é dar base a história e nada mais. Tudo está ali pronto para ser usado de forma prática e sem muito esforço pelos personagens em geral. É como se os riscos existissem mas eles são só um mero detalhe. O que importa são os protagonistas seguirem seu rumo. Agora algo que me agradou nessa 'salada' toda foi o final do filme. Pela primeira vez na história da franquia o longa sai do 'final padrão' para uma cena cheia de impacto e certa tensão, o que dá margem para várias teorias do que pode acontecer no futuro. É esperar para ver "o que essa galerinha do barulho vai aprontar mais uma vez na Sessão da Tarde" (rsrs)

Momoa constrói um ótimo vilão.

 O 3D permanece aquele padrão da indústria onde se aplica a camada do recurso na pós-produção e o resultado é, digamos, meia boca. Nada como um filme tipo "Avatar" para ensinar a esses executivos, diretores e produtores a como fazer um 3D de absurda qualidade. Fica a seu critério dessa vez, querido leitor. Eu gosto do recurso para dar uma palhinha aqui para vocês. Mas dessa vez, com ou sem, não faz tanta diferença assim.
 Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADO! Muito embora eu tenha minhas restrições em relação a essa saga, "Velozes e Furiosos 10" ainda se prova um filme divertido na medida em que você esquece outros itens relevantes, como a lógica e as loucuras que ele tem. Querido leitor, se você quer apenas uns bons momentos de distração, vá sem medo porque eu me diverti bastante e espero que os próximos sejam assim. Abrace a galhofa e seja feliz (rsrs). Vale o ingresso!

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário