sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Filmes

JUMANJI: PRÓXIMA FASE (Avaliação 4/5 - Muito bom!)

Ótimo poster nacional! ^^

 Novo longa da franquia ‘Jumanji’ é divertido, leve, funcional e continua altamente cômico. Vamos a análise!
 Escolhas corretas de direção e elenco podem fazer com que um filme tenha êxito para o público ao qual se destina de forma satisfatória. No caso de ‘Jumanji’, originalmente protagonizado pelo saudoso Robin Willians, havia uma necessidade enorme de atualizar o roteiro para uma adaptação mais moderna, dentro do contexto atual. E não que isso desmereça o filme original. De forma nenhuma. Há um bom legado deixado que inclusive trouxe novamente a vida o interesse pela mitologia criada em torno da história do longa. Remodelado e lançado em 2017 (EUA) e em 2018 por aqui, sua premissa certeira juntamete com um elenco de peso foi a ‘receita de bolo’ que deu certo e trouxe bons ventos a franquia, que quase alcançou 1 bilhão em bilheteria na ocasião.
 E justamente o que funcionou no segundo filme (o primeiro dessa nova adaptação), foi novamente explorado nesse terceiro (segundo atual, pois estou contabilizando com o original). Roteiro leve, porém bem conduzido, interpretações hilárias e bem postas de Dawyne Johnson, Kevin Hart, Jack Black e Karen Gillan e adições relevantes ao elenco fizeram desse também a receita inevitável do sucesso. ;)
Bem cômica essa cena. (rsrs)

 A começar pelas adições, os lendários Danny Glover e Danny DeVitto foram fundamentais para condução da hilariante narrativa, uma vez que Dwayne Johnson e Kevin Hart se tornam avatares dos seus respectivos personagens no jogo. E como a química entre Johnson e Hart funciona bem em comédia, o ‘timing’ das piadas segue em bom compasso nesse também. Jack Black mantém o ritmo cômico do longa anterior com tiradas fáceis e riso solto. Como são avatares, precisam imitar seus respectivos jogadores ‘reais’, e isso é o que tem tornado esses novos filmes extremamente eficientes do ponto de vista narrativo. O ponto que define o melhor momento é justamente essa ‘troca’ que os atores fazem em se transpor para a personalidade de seu respectivo jogador. É aonde eles realmente tem que se esforçar para caricaturar cada um de forma crível, fazendo o público identificar que são aqueles mesmos que estão ali. E a competência de cada um deles - e isso também inclui Nick Jonas, Karen Gillan e Awkwafina - em captar e transportar esse comportamento é o que, na minha humilde opinião, faz o longa ser tão convincente e prazeroso de se ver. É exatamente essa ‘engrenagem’, encenada de forma tão irreverente, que produz riso e dita o tom de toda a película (com destaque para os insanos momentos em que Jack Black tem de se portar como uma mulher quando a jogadora é feminina. É de chorar de rir – rsrsrs).
Ótimo elenco! ;)

 A execução do filme em 3D é muito funcional e isso traduz em bons momentos. Os ótimos efeitos especiais do longa pedem esse ajuste e ele é obtido de maneira aceitável durante toda a projeção. Como o mundo de Jumanji é um game de mundo aberto, nada mais justo que possuir margem para que o recurso fosse bem empregado. Em suma, acredito que sim, a experiência tornar-se-á mais prazerosa se for utilizada a tecnologia. Recomendo o investimento dessa vez! ;D
 Enfim, vale a pena ver o filme? MUITO RECOMENDADO! Como citei no início, “Jumanji: Próxima Fase” tem elenco extremamente certeiro e muito bem entrosado para a proposta da película. A química entre os atores e a bem produzida narrativa ainda vai render outros ótimos filmes – se não terminar no próximo. É diversão leve, garantida e com gargalhadas muito altas durante. Vale muito o ingresso! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário