sábado, 23 de março de 2024

Filmes

Conheçam meu canal no YouTube. Inscreva-se: Games, Bibles, Movies & cia

DUNA - PARTE DOIS (Avaliação 5/5 - Excelente!)

 Segunda parte do épico de Dennis Villeneuve consegue superar o primeiro e trazer ainda mais consistência a narrativa. Vamos a análise!
 O diretor desse longa é muito conhecido por ser bastante autoral em suas obras. Uma de suas veias artísticas mais marcantes é como ele usa a fotografia em seus filmes de forma sublime, dando um ar superior à produção e gerando momentos realmente belíssimos em tela. Esse cuidado com os detalhes o torna um dos grandes do nosso tempo, pois seu minimalismo aliado aos recursos que o cinema oferece nos propõe trabalhos tão incríveis como esse. "Duna" é o exemplo de seu esforço homérico em traduzir um livro de várias camadas e enorme em uma produção fina, ímpar e que extrai o melhor que os livros têm a oferecer. Cada questão abordada no longa, sejam elas políticas, sociais ou religiosas, são um deleite para todos os fãs da obra literária e para os que não a conhecem tão bem. Destrincharemos abaixo alguns pontos relevantes da segunda parte desta memorável produção.

Chalamet e Zendaya: excelentes.

 Elenco estelar muito bem direcionado. Desde o primeiro filme, o elenco de "Duna" impressiona não só por ser bem escalado, mas por cada um ter seu tempo de tela bem colocado em diálogos que são relevantes para toda a trama. Uns com mais, outros com menos, mas nenhum deles deixa de brilhar. E isso só é possível quando há liberdade criativa e tempo de filme para se trabalhar. Ambos os filmes tem mais de duas horas e meia de duração e esse fator soma positivamente para se ter um escopo muito bem desenvolvido. Sempre falo isso: o corte final da película pode até ficar com bastante tempo, mas que seja assim para que o filme e seus personagens sejam bem explorados em tela. E "Duna - parte dois" faz isso muito bem também.
 Atreides versus Harkonnen. Ponto central de todo o longa, o conflito entre as duas famílias se afunila e vai se tornando cada vez mais feroz e voraz na busca pelo poder. Uma poderosa especiaria chamada 'mélange' é a base que mais sustenta esse conflito. Como não há acordos entre as famílias sobre a extração desse, uma guerra se trava entre eles, culminando em várias reviravoltas ao longo e descobertas extremamente relevantes para a trama. E o que chama a atenção nesse roteiro e no que trata o livro é o quanto desde que o mundo é mundo as disputas por terras, poder e a religiosidade em torno disso são tão comuns quanto a trama do filme e dos livros. Temos recentes casos envolvendo disputas - como é por exemplo EUA e China em tensão por conta de Taiwan; pesquise sobre e verás várias semelhanças aqui. O que quero dizer é que uma das obras de ficção mais relevantes do nosso tempo aborda realidades que vivemos no mundo real. Portanto, nada de novo no 'front'. Somos esmagadoramente envolvidos por situações tão semelhantes quanto as que o autor do livro se debruçou para escrever. Ficção e realidade se entrelaçam por aqui da forma mais ímpar possível. Não há como negar.

Elenco de altíssimo nível.

 Visuais deslumbrantes e caprichados. Outra coisa que impressiona neste (no primeiro também) é a qualidade do CGI. Não somente as locações das quais foram gravadas as cenas (em uma matéria vi dizendo que onde eles gravaram o deserto toda a equipe e atores acordavam cedo e só podiam gravar das 5 às 7 da manhã, devido o lugar esquentar demais durante o dia), que são efeitos práticos, mas toda a parte em computação gráfica é soberba, lindíssima e ricamente detalhada. Realmente zero defeitos para o trabalho artístico não só do diretor, mas para a equipe de efeitos especiais. Como eu disse lá no primeiro parágrafo, Villeneuve ainda tem por traço artístico a fotografia ímpar de seus filmes. Some tudo isso e teremos um deleite visual dos mais icônicos da atualidade.
 Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADÍSSIMO! "Duna - parte dois" é riquíssimo em elenco, história e personagens - e ainda conta com a trilha sonora do magnífico Hans Zimmer. O diretor Dennis Villeneuve conseguiu extrair 'leite' de pedra para compilar de forma tão satisfatória as informações mais relevantes do livro de Frank Hebert. Realmente um trabalho impecável para ser visto e revisto por muitos anos. Vale demais o ingresso!

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário