terça-feira, 29 de agosto de 2023

Filmes

BESOURO AZUL (Avaliação 4/5 - Muito Bom!)

 Novo longa da DC faz o dever de casa e é competente em trazer um personagem desconhecido para o grande público. Vamos a análise!
 Quando se fala em DC Comics, o que vem a sua mente? Provavelmente todos os membros principais da Liga da Justiça: Superman, Batman, Mulher-Maravilha, etc. Todavia há outros personagens interessantes no portfólio da empresa que ficam delimitados só aos quadrinhos (em alguns casos vemos um ou outro desses em animações), perdendo a oportunidade de explorá-los em outro tipo de mídia, como é o caso do cinema. Então temos nesse contexto "Besouro Azul", um personagem de origem latina que, após muitas idas e vindas, reviravoltas nos estúdios que pertencem a Warner, mudanças de comando e reestruturações, finalmente vê a luz do dia, deixando de ser um filme direto para 'streaming' e se tornando uma produção blockbuster de cinema. E diga-se de passagem, o orçamento proposto para o longa foi justo o suficiente para que ele entregasse uma trama coesa, um CGI bonito e personagens carismáticos. E mesmo sendo um herói desconhecido no geral, entrega um produto convincente e divertido. Veremos os porquês disso nos parágrafos abaixo.

Jaime Reyes e o escaravelho: dinâmica muito boa.

 Elenco charmoso e cativante. A dupla de protagonistas Xolo Mariduena (Jaime Reyes/Besouro Azul) e Bruna Marquezine (Jenny Kord) entregam, além da ótima química em cena, um ar extremamente envolvente por ser uma dupla de atores latinos e por funcionarem tão bem um com o outro. As interações e os diálogos não só entre eles, mas também com a familia de 'Jaime Reyes' são contagiantes, cômicos e de teor emocional amplamente perceptível. Condicionado certamente pelo 'calor humano' de todos os latino-americanos, os personagens citados entregam um pouco de nós como povo em tela. E eu gostei demais disso. Levar um pouco de partes de nossas culturas para as telas foi um grande acerto ao meu ver. Ponto para a escolha do elenco.
 Narrativa coerente e bem amarrada. Um dos grandes problemas de contar histórias de origem de heróis é se elas serão bem traduzidos em tela. A dinâmica praticamente sem limites dos quadrinhos faz com que o cinema ou outras mídias não suportem tanta carga de informação devido a vários fatores: custo de produção, o uso de CGI que encarece o longa, escolha de atores que realmente se identifiquem com os personagens e por aí vai. Todavia o que vemos aqui é um conjunto da obra muito bem ajustado, com um roteiro que, apesar dos diversos clichês como a famosa 'jornada do herói', por exemplo, foi capaz de transportar a história de forma simples e eficaz, aplicando as camadas sob medida - sejam elas emocionais, cômicas ou na construção dos personagens -, de forma concisa e sem perceptíveis equívocos. O corte final não danifica a história, não confunde o espectador e deixa claro como a dinâmica 'Jaime Reyes/Besouro Azul' funciona. E para mim isso é o que vale. Explicou sem complicar e sem ser enfadonho, com um 'cast' amável e facilmente aceito pelo público. Mais um ponto positivo aí também.

Bruna Marquezine e família 'Reyes': ótimos!

 CGI bonita e convincente. Como disse em parágrafos anteriores, efeitos especiais são um enorme problema na transição das HQ's para as telas. Isso porque demanda esforço, muito tempo de pós-produção, muita adequação em relação ao produto original e muito dinheiro também. Então focar no que é realmente importante pode ajudar sim a fazer um ótimo trabalho nesse quesito. E esse filme o fez com muita competência. Os efeitos são justos, bem elaborados e bem críveis no sentido criativo da coisa. É aquela máxima: orçamento gasto com cuidado e sendo usado onde realmente vai ser importante pro filme, pois a gente sabe que existem filmes de altíssimo orçamento que o CGI não condiz nem um pouco com o valor gasto. Ao menos nesse caso aqui a história foi outra e eu curti bastante o que me foi entregue.
 Enfim, vale a pena ver o filme? MUITO RECOMENDADO! "Besouro Azul" é o simples que ficou muito bem feito. Nada de grandes amarras. Nada de explicações mirabolantes. Apenas um filme com gostinho latino bem fechadinho e cheio de ótimas referências para todos nós. Xolo, Bruna e todo o elenco da família 'Reyes' divertem e são extremamente bem entrosados. Vá ver sem medo, querido leitor. Vale muito o ingresso!


Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário