quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Filmes

ADÃO NEGRO (Avaliação 4/5 - Muito bom!)


 Novo filme da DC estrelado por Dwayne Johnson entrega o que promete e é o puro ‘fan service’ que aguardávamos há tempos dentro do DCEU. Vamos a análise!
 Que ‘The Rock’ se tornou sinônimo de sucesso, isso todo mundo já tem conhecimento. Porém quando ele surge com a ideia de usar um personagem não tão conhecido do público em geral e dar vida a ele, criando em certo sentido uma nova mitologia sobre sua história (porque sim, Adão Negro nos quadrinhos é visto como um dos principais, senão o principal vilão de ‘Shazam’), a audiência como um todo ficou um tanto quanto duvidosa acerca desse projeto, pois a desconexão do protagonista de seu principal antagonista soaria como algo bem diferenciado a princípio. Soma-se a isso a percepção de incluir a ‘Sociedade da Justiça’ – time formado tempos antes da ‘Liga da Justiça’ nas hq’s e pouco conhecido fora de seu universo próprio – e temos aí uma série de improbabilidades acontecendo ao mesmo tempo nessa produção. O nome de Dwayne estava em jogo nessa arriscada empreitada, inclusive pelo fato dele ter produzido esse filme em sua própria produtora, o que colocaria o ator em uma situação ainda mais delicada, por assim dizer. No entanto, mesmo que alguns conceitos já bem manjados do público estejam bem presentes durante a execução do longa (como a famosa ‘jornada do herói’, por exemplo), o filme conta com uma direção de primeira qualidade, cenas de ação frenéticas e super estilosas (remetendo fortemente aos famosos desenhos da “Liga da Justiça” e “Liga da Justiça sem limites”) e efeitos especiais impecáveis e deslumbrantes que saltam os olhos de tamanha beleza e suavidade. E o que outrora soara como dúvida, agora podemos dizer que sim, “Adão Negro” é ‘fan service’ de primeira linha e já caiu no gosto do público geral com muita facilidade, pela notável identificação com as vertentes que fazem os personagens da DC serem tão queridos e amados ao redor do mundo. Um ponto já muito bom a se destacar, a princípio.

Adão Negro: ótima história de origem.

 Elenco entrosado e história do protagonista altamente bem contada. Um outro grande ponto a favor dessa produção diz respeito ao ótimo elenco que foi escalado para interpretar cada um dos heróis. A começar pelo próprio Dwayne (Adão Negro), ainda temos Pierce Brosnan (Sr. Destino), Noah Centineo (Esmaga-Átomo), Quintessa Swindell (Ciclone) e Aldis Hodge (Gavião Negro). Sabe quando se nota alguma naturalidade e certa química entre os atores e seus respectivos personagens? Isso acontece aqui neste amplamente e com muito esforço de toda a equipe de produção e direção. Com uma trama redondinha e um roteiro que, apesar dos vários clichês já tradicionalmente conhecidos (e alguns furos como o aparecimento da ‘Sociedade da Justiça’ sem nenhuma história pregressa, por exemplo), funciona perfeitamente bem dentro dessa proposta apresentada para o protagonista. É o Anti-Herói em sua jornada de redenção percebe? Embora isso seja já bem disseminado e não haja nada de realmente novo, ainda assim tudo funciona de forma divertida e leve, sem pressionar o espectador a entender nada mais profundo ou mesmo tentar se manter explicando o óbvio. A produção discorre em suas pouco mais de duas horas de duração sem cair o ritmo em nenhum momento e traz o entretenimento ideal sem perder seu rumo nem reinventar a roda. São atores interpretando muito bem seus personagens e a produção fazendo seu trabalho de corte final na medida, sem cansar nem se perder ao contar a história do filme baseado no seu personagem principal. E mesmo isso custando em certos momentos algumas inconsistências sobre determinadas situações (uma melhor destrinchada nas intenções vilanescas, citando um outro ponto), não afeta o todo de forma a maltratar a estrutura final da produção, justamente pelos excelentes pontos positivos mencionados durante esta resenha.

Ótima química entre os atores deste elenco.

 Efeitos especiais deslumbrantes e fotografia muito bem posicionada. As artes conceituais que foram produzidas antes da implantação dos efeitos especiais certamente foram muito bem trabalhadas para a elaboração do produto final, pois os efeitos visuais e especiais desse filme tem um toque de requinte finíssimo. É impossível negar isso. A arte apresentada no filme juntamente com as batalhas frenéticas e super bem coreografadas atestam um real selo de qualidade sobre esse quesito. Lembram daquelas cenas visuais lindíssimas em câmera lenta implementadas por Zack Snyder em sua versão de “Liga da Justiça”? Aqui elas também aparecem e dão um acabamento aos efeitos de forma belíssima. E os ‘takes’ da direção de fotografia captando esses memoráveis momentos são aquela ‘cerejinha do bolo’, ao meu ver. Percebe-se muito cuidado e esmero por parte de toda a equipe por trás desse filme para trazer algo que tanto o público em geral quanto os fãs realmente quisessem ver e gostar de fato. E o produto final que nos foi entregue é crível, facilmente alcançável e com enorme potencial para outras produções dentro desse novo momento da DC nos cinemas.
 Enfim, vale a pena ver? MUITO RECOMENDADO! “Adão Negro” é uma doce resposta aos fãs que estavam ávidos por ver novamente um produto de qualidade feito com os personagens da DC Comics. Publicadora esta que tem um portfólio incrível sendo desperdiçado por vezes em mãos que não sabe produzir e/ou sequer entender os fãs. Parabéns ao Dwayne, todo o elenco e sua equipe que nos brindou com algo digno, bonito e realmente divertido de se assistir. E ainda tem uma cena pós crédito (logo após os créditos iniciais) que é uma magnífica surpresa e um triunfal retorno. Se você é que nem eu e curte esse tipo de filme, vá, mas vá mesmo sem medo de se divertir e sair satisfeito do cinema como eu saí. Vale demais o ingresso!


Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário