domingo, 3 de maio de 2020

Bíblia

ESTUDO BÍBLICO: 'ONIPRESENÇA, ONISCIÊNCIA, ONIPOTÊNCIA'


 Neste pequeno estudo vamos conhecer um pouco sobre 3 dos principais atributos que Deus possui. Mas...o que é “atributo”? Segundo o dicionário, essa palavra significa “aquilo que é próprio de alguém ou de alguma coisa”. Portanto, pelo entendimento, vemos que Deus possui características próprias, únicas de Seu ser. E essas características não foram concedidas nem aos anjos e suas hierarquias, e muito menos aos anjos caídos e seu líder. Somente a trindade divina (Pai, Filho, Espírito Santo) possuI tal característica, o que confere somente a Eles essas peculiaridades.
 Mas antes de explicar e mostrar biblicamente esses atributos, iremos destacar um prefixo comum entre as 3 palavras que é “oni”. Este prefixo vem do latim e significa “todo”. Com isso, podemos definir de maneira bem concisa o que significa cada um deles:

 ONIPRESENÇA: é a característica de Deus que lhe diz respeito a estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus tem o poder de estar num lugar aqui no Brasil e, ao mesmo tempo, no Japão ou em qualquer outro lugar do mundo. Por isso que podemos sentir Sua presença nos mais diversos lugares e igrejas que estamos. Um texto bíblico que define esse atributo se encontra em Salmos 139.7-10.

 ONISCIÊNCIA: é a característica de Deus que diz respeito a ter todo o conhecimento, ciência e sabedoria. Deus tem o poder pleno do todo. Tudo que pensamos ou o que sabemos não é nada perto do que Deus tem para oferecer. Tenha humildade para aprender com quem realmente tem coisas boas para ensinar, pois foi Ele também que nos concedeu intelecto para tal. Um texto bíblico que define isso se encontra em Salmos 139.1-6.

 ONIPOTÊNCIA: é a característica de Deus que diz respeito ao poder que Ele tem. Não a toa que no hebraico Ele é chamado de El Shaday (Deus Todo-Poderoso). Toda força Lhe pertence e nada pode se opor a Ele. Porém Deus usa o poder dEle para o bem e de maneira justa. Jamais vai usar para aquilo que é contrário a Sua Palavra, porque “não pode negar-se a si mesmo”. Davi exalta o poder de Deus no Salmo 18.1-2 Quando diz: “O Senhor é minha rocha” (leia o texto todo para entender a referência).

 Sei que para muitos este estudo será apenas uma pequena revisão, mas creio que outras pessoas podem ser alcançadas e levadas a um conhecimento sobre algo que porventura não tinham domínio. Então compartilhe-o para quem ainda não o tem. Espero que tenha edificado sua vida de alguma forma. Que Deus te abençoe em nome de Jesus!

Um comentário: