domingo, 17 de maio de 2020

Games

COMENTÁRIO: THE KING OF FIGHTERS XIV (PS4, STEAM)


 The King of Fighters 14 foi um game lançado pela SNK no dia 23 de agosto de 2016 e recebeu alguns 'patchs' de atualização e 2 pacotes de DLC's desde o seu lançamento. O jogo é a mais nova entrada da série clássica e a reativação da antiga SNK que, desde o lançamento do KOF 13 para PS3 e XBOX360 em 2011 (posteriormente lançando uma versão para a plataforma Steam, com todos os conteúdos extras incluídos e 2 versões para celular, ‘The King of Fighters Android’ e ‘The King of Fighters-A 2012'), havia parado com a produção de suas franquias para dar lugar aos Pachinkos – os famosos caça-níqueis do Japão. Porém, graças ao novo presidente que assumiu a empresa em 2013, esse modelo de negócios foi extinto e a produtora voltou a criar games, ramo este que sempre foi sua marca registrada desde de seu nascimento, em 1978.
 Sobre o game em si: a receptividade com a chegada desse foi bem considerável, uma vez que já havia cerca de 5 anos desde o lançamento do último. A transformação dos antigos gráficos em sprites 2D para um visual totalmente 3D pegou muitos de surpresa e agradou alguns e a outros não. Em minha opinião, o novo visual me agradou bastante, até porque isso é uma tendência dos jogos daqui pra frente e a franquia ficaria bem defasada se não houvesse essa atualização. Embora a empresa tivesse usado de uma ‘engine’ própria, criada para a construção do jogo, a modelagem dos personagens ficou satisfatória pra um reinício. Levando também em consideração que a SNK estava a época passando por uma reestruturação financeira, ideológica e de mercado, é razoável considerar que, mesmo com a qualidade gráfica do game não sendo das gerações atuais, ainda assim eles tiveram todo um cuidado em manter as características intrínsecas dos personagens intacta. Percebe-se o zelo e a boa intenção da equipe de produção em manter sua franquia viva de alguma forma. E a atualização gráfica recebida em Janeiro de 2017 veio só a confirmar isso: melhoria nos shaders, no sombreamento e nos modelos dos personagens tanto aprimorou quanto deu mais vida ao que já havia começado bem, retirando praticamente todo aquele aspecto ‘plástico’ que havia nos personagens antes. Ponto a favor para os programadores nesse sentido! ^^

Atualização aprimorou parte gráfica.
 Mas as ressalvas do game acabam por aqui: a parte sonora é de excelente padrão da empresa desde o seus primórdios. A trilha desse é fenomenal e atesta muito a altíssima qualidade da SNK em fazer músicas em jogos. Dificílimo destacar, mas os temas ‘Southtown team’ e ‘Art of Fighting team’ são alguns exemplos de que ainda se consegue fazer ‘soundtracks’ de alto nível e muito bom gosto. Os temas de abertura e final cantados são igualmente fantásticos! Nesse quesito a SNK é 10 sempre!
 Outro ponto extremamente forte diz respeito a jogabilidade do game. Com uma mescla de estilos extraídos dos principais jogos da série, como KOF 98, 2002 e XIII, a construção sólida e concisa do ‘gameplay’ de KOF 14 impressiona. A transposição para o ambiente 3D não atrapalhou em nada o game. Muitíssimo fluido, gostoso e viciante de se jogar, consegue se observar também aqui um padrão de qualidade refinado e feito com muita dedicação pela equipe de produção. Cada detalhe da jogabilidade diverte a ponto de não se tornar enjoativo e também é um importante quesito a ser destacado. :)

Tela de seleção com todas a DLC's.

 O online do game também tem seus pontos fortes: com uma gama de modos de jogo e um netcode bastante aceitável (houve várias correções pós lançamento), King of Fighters 14 diverte incrivelmente bem no duelo com outras pessoas ao redor do globo. No modo ‘Ranked’ você vai ganhando experiência conforme for vencendo as partidas, porém seu time se mantém o mesmo até que você o troque manualmente. Já no modo ‘Causal’ as partidas são feitas escolhendo de forma livre seus personagens. Ainda há o modo ‘um contra um’ e ‘três contra três’ (onde cada um joga com seu personagem podendo haver até seis pessoas jogando ao mesmo tempo), além da tradicional escolha de trios por uma só pessoa. Ainda há replays, treinamento online e muitas outras coisas. Bem completo, ajustado e mais eficiente do que os jogos anteriores! ^^
 Devido a todo esses fatores, o quesito diversão é altíssimo por conta da soma positiva de todos os itens já destacados. Jogabilidade fluida, trilha sonora marcante, gráficos até aceitáveis (depois da atualização a melhora foi muito grande), DLC’s bem escolhidas, um online divertido e completo, além do fato de estarmos com uma nova saga e, consequentemente, uma nova história se despontando com um vasto modo Arcade de 16 times. Tudo isso fazendo com que o game esbanje entretenimento para muitas e muitas horas de jogatina! ;)
 Em suma: The King of Fighters XIV chegou aos modelos 3D (no formato da sua jogabilidade tradicional) e, por ser uma série extremamente clássica, já ganhou seu espaço nesse tempo com seu conjunto muito bem ajustado, tendo um enorme potencial para o futuro da franquia. Um game com status de grande jogo que merece ser apreciado e jogado por todos que curtem o gênero dos ‘Fighting Games’. Nota 8!

Nenhum comentário:

Postar um comentário