domingo, 23 de fevereiro de 2020

Filmes

SONIC - O FILME (Avaliação 4/5 - Muito bom!)

Lindo cartaz nacional! ^^


 Longa do ouriço azul mais querido dos games é divertido, nostálgico e convence os fãs de games. Vamos a análise! ^^
 Para quem ainda não está situado ou nasceu ontem: ‘Sonic the hedgehog’ foi um game criado pela empresa SEGA no ano de 1991 e se tornou a partir daí, além de mascote da empresa, um dos mais populares personagens da cultura pop. Dono de uma velocidade descomunal, uma arte fofa e backgrounds (cenários de fundo) lindíssimos, sua missão era libertar seus amigos do seu mundo das garras do maléfico Dr. Ivo Robotnik (Dr. Eggman no Japão), que planeja sempre transformar tudo e todos em robôs. A árdua tarefa do ouriço lhe rendeu vários games de sucesso (algumas decepções também), mas com o advento da internet, o protagonista foi se popularizando cada vez mais e ganhou, com toda essa notoriedade, a chance de estrelar seu próprio filme solo esse ano. E realmente conseguiu ir muito além das expectativas, sendo o longa baseado em um game que mais arrecadou nos EUA no seu primeiro fim de semana. Ponto para do diretor Jeff Fowler, que a principio havia apresentado uma versão do nosso querido personagem um tanto quanto estranha (nem um dos co-criadores japoneses do Sonic, Yuji Naka, havia gostado e lançou um comentário através do Twitter a época), movendo ao internet com uma enxurrada de críticas em torno do visual apresentado. Mas teve a ombridade e a humildade de aceitar a opinião pública e refazer todo o design para um modelo mais compatível com o original dos games e agora está colhendo os louros de sua nobre atitude, com o imenso sucesso do filme. ;)
Sonic agora está fofíssimo! <3

 No longa, logo no primeiro ato vemos um pequeno arco contando um pouco sobre a sua origem. Porém muitos desejam a fonte dos seus poderes e ele veio para a Terra com o intuito de se proteger. Até conhecer por aqui o Dr. Ivo Robotnik (Jim Carrey). A premissa, que parece um tanto quanto simples, se torna extremamente funcional do ponto de vista narrativo uma vez que a forma como isso foi abordado de maneira leve, doce e criativa fez com que a enorme empatia que já possuímos pelo amado personagem se tornasse ainda mais relevante. Decerto que também o novo visual (mais fofinho) também trouxe ao espectador (tantos os mais velhos, que curtiam os primeiros games do Sonic quanto os mais novos) muitas boas lembranças. E todo o clima descontraído, associado a uma inocente forma de retratar sua solidão por aqui, foi o ponto exato para gerar o carisma necessário para a audiência ‘comprar’ o filme. Ponto bastante positivo esse! :)
 James Marsden vive o personagem ‘Tom Wachowski’, um policial que vive em Green Hills (referências rsrs) e que se incomoda com o clima pacato demais de sua cidade, até se deparar com o supersônico amigo. A interação do personagem dele com Sonic é bacana e produz bons momentos em tela. Jim Carrey, que vive o vilão Dr. Ivo Robotnik, brilha no papel do icônico antagonista. Produz momentos de vilania de forma cartunesca e cômica, bem ao seu estilo de atuar. Consegue convencer e entregar um gênio do mal a altura da sua inteligência e interpretação. Sua escolha foi muito acertada para o papel. ^^
Carrey faz um excelente Dr. Ivo Robotnik! ;)

 Os efeitos visuais são muito bons, fazem dezenas de referências ao jogo e isso contribui ainda mais para que o fator nostálgico seja demasiadamente forte. Fases, detalhes, o modo como Sonic se porta quando está em ação (em muitos momentos lembrando fortemente os games) e seu visual bonito, bem feito e acertado ajudam muito a construir e consolidar ainda mais a narrativa de um filme que é baseado em um game. Some a tudo isso também menções e piadas a ícones da cultura pop, memes, atores e por aí vai. O conjunto da obra é bem ajustado, incluindo as canções, que são um outro ponto a favor, por todos os fatores já citados anteriormente. Congratulações a toda a equipe de produção pelo bom arranjo e cuidado com a forma de retratar todo o contexto. ^^
 Enfim vale a pena ver o filme? MUITO RECOMENDADO! “Sonic – o filme” não peca em se apresentar ao público com tudo aquilo que ele realmente se propôs: um filme leve, divertido, bem localizado para os fãs de games e do ouriço e que funciona satisfatoriamente em uma hora e quarenta minutos de produção, com direito a dois pós créditos simplesmente sensacionais. Se és fã de games e curte o personagem, pode ir sem medo que é diversão garantida. Vale muito o ingresso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário