sábado, 12 de julho de 2025

Filmes

Conheçam meu canal no YouTube. Inscreva-se: Games, Bibles, Movies & cia

COMO TREINAR SEU DRAGÃO (Avaliação 4,5/5 - Excelente!)

 'Live-Action' da animação de 2010 acerta em cheio no elenco e nos detalhes. Vamos a análise!
 Filmes baseados em animações tem várias questões envolvidas. Uma é que a liberdade criativa de uma animação é muito maior que a de um filme, por motivos óbvios. Mesmo com a tecnologia de hoje, fazer com que personagens de uma animação se tornem rostos reais na pele de pessoas ainda pode soar estranho aos olhos de muitos. E muito embora seja uma tendência dessa indústria vazia de ideias novas, é um mercado que vem se popularizando ao longo dos anos e tem ganhado força. Alguns acertos aqui, outros erros crassos ali e Hollywood vai seguindo com seus altos e baixos nessa nova e inusitada empreitada. Todavia podemos respirar aliviados quando um desses projetos dá tão certo que virar filme pode melhorar ainda mais o que já era perfeito. E esse é o raro caso desta produção. O filme chega realmente com 'status' de gente grande e mostra como se fazer um longa com excelência e respeito ao material original. Veremos mais abaixo alguns pontos que fazem este ser tão divertido e relevante.

             Dupla fofa e bem construída.

 Escolha de elenco impecável. Desde o anúncio de Mason Thames como 'Soluço' eu já tinha uma boa impressão do que poderia vir. Muito talentoso, fez um excelente personagem no filme 'O telefone preto' (2022) e de lá pra cá foi ganhando a atenção de diretores e produtores. E posso falar com propriedade aqui: ele faz o personagem em carne e osso tão bem, tem uma leveza em entender como esse protagonista funciona que a interpretação dele é orgânica e muito natural. Sem medo de errar, ele foi a melhor escolha para viver o personagem. Nico Parker vive 'Astrid' e, embora tenha uma troca de etinia nítida aqui, a atriz brilha ao lado de Mason e são uma dupla excelente em cena. A química extremamente funcional entre eles dois cria uma boa ambientação de personagens que, juntamente com Gerard Butler como 'Stoico' - que é pai do 'Soluço' e rei daquela terra -, formam um time realmente bem escolhido para elencar essa obra. Muito bom!
 Figurinos e efeitos grandiosos. Pensa em como fazer uma adaptação com os recursos de hoje ficar ainda mais grandiosa do que a de outrora? A Universal Studios não poupou dinheiro em trazer os melhores efeitos possíveis para o longa. Tudo é muito bem posto: desde os cenários épicos, os dragões em CGI impressionantes - principalmente o maior deles, mas sem 'spoilers' aqui -, e os figurinos de época, tudo é visualmente lindo e empolgante. Traz todo um sentimento bom tanto de nostalgia para quem já viu o original quanto para as crianças dessa geração o frescor de assistir pela primeira vez um trabalho muito bem atualizado para esses dias. Excelente!
 Sem medo das consequências. Outro ponto forte do longa é que ele não se resume a ser um filme infanto-juvenil. Ele trás sem medo consequências narrativas para os personagens, criando de forma ousada uma credibilidade mais apurada para a produção. São escolhas que vão surgindo durante os atos e suas subsequentes consequências na trama. No fim, você vê e acredita no que a história se propõe a trazer. Outro ponto forte!

          Mason e Nico: excelente química.

 3D bem legal. Faz parte aqui das minhas resenhas sempre falar sobre o efeito. Dessa vez eu recomendo bastante, pois gostei do que vi e agregou bastante a experiência. Se ainda estiver disponível em sua cidade, vale as moedinhas a mais.
 Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADÍSSIMO! "Como treinar seu dragão" é exatamente o que queremos ver em adaptações de animações. Coerência, atores bem escolhidos e efeitos atualizados, mas sem perder a essência do produto original. É para um público novo? Sim. Mas vai agradar em cheio também a todos os que assistiram o original de quinze anos atrás. Vale demais o ingresso!

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário