segunda-feira, 28 de julho de 2025

Filmes

Conheçam meu canal no YouTube. Inscreva-se: Games, Bibles, Movies & cia

SUPERMAN (Avaliação 4,5/5 - Excelente!)

 Novo longa do azulão dirigido por James Gunn aponta novos rumos para a DC. Vamos à análise!
 'Superman' é o maior ícone dos quadrinhos de super-heróis. Primeiro porque dele surgiu tudo o que temos hoje em termos de heróis no geral. E segundo porque sua personalidade bondosa fascina pela ideia de uma pessoa que passa esperança e traduz em termos narrativos uma ideia de mundo melhor. Só isso já alimenta nossa imaginação de uma forma muito positiva. E convenhamos: idealizar, imaginar e fugir da nossa realidade - por alguns momentos só - para pensar em uma realidade ideal é sempre bom. Cria uma sensação boa. Fato. E é exatamente através desse artifício que James Gunn constrói a visão dele pro personagem. A visão que todos nós estávamos aguardando há anos e que homenageia sem sombra de dúvidas o clássico 'Superman' de Christopher Reeve. Não só pela música clássica, mas pelas nuances trazidas pelos quadrinhos e por Reeve ao personagem. Veremos abaixo o porquê desse longa ser tão divertido e direto ao ponto.

David e Rachel: ótimo em cena.

 Um novo universo. Gunn, como 'alma criativa' de toda a DC Studios agora, traz uma nova abordagem para dentro do atual DCU. E essa nova construção estabele rumos interessantes sobre a 'nova DC'. Primeiro que ele partiu não de um ponto inicial, mas em um ponto no tempo onde tudo já está em andamento. Os heróis já existem nesse universo há anos e vão ser apresentados aos poucos em cada filme. Mas não se preocupe. Não sabe quem é 'Sr. Incrível'? Em breve certamente vai saber, por exemplo. Isso pareceu desleixado a princípio, mas na verdade ele - James Gunn - já tem uma visão clara de onde ele quer chegar. Então por favor deixem o homem construir suas ideias e histórias sem medos nem intervenções. Ponto.
 Trio de protagonistas encanta. David Corensweet, Rachel Brosnaham e Nicholas Hoult estão em plena sincronia tanto entre si quanto com seus personagens. A imagem do 'Superman' através da 'Louis Lane' tem uma ótima representação e a mesma imagem do herói por 'Lex Luthor' é deveras incrível também. Há tanta química entre os atores que há uma entrega genuína em cada diálogo, cada cena, cada enquadramento construindo cada personagem do núcleo central de uma forma muito orgânica. Hoult é um 'Luthor' como há muito tempo não víamos - talvez só nas animações e HQ's. A oposição que ele faz é justamente o modo de mostrar o contraponto bondoso e pacífico do personagem central. Essa dinâmica - que já é construída no 'set' de gravação - é replicada muito bem entre eles. Excelentes escolhas!

Nicholas: excelente 'Lex Luthor'.

 Coadjuvantes ótimos. Não só de bons protagonistas vivem os filmes. James Gunn acertou em cheio também no elenco da 'Gangue da Justiça', que são 'heróis' porém na forma de agir não são tão puritanos assim nem usam os métodos mais justos. Dito isso, é mais um outro excelente contraponto, pois suas visões distintas de heroísmo destoam e realmente colocam 'Superman' como símbolo máximo de justiça dentro da narrativa. É notável como James Gunn constrói cada personagem com personalidades fortes para justamente o roteiro fazer transparecer ainda mais as qualidades do nosso azulão. E ainda faz com que todos eles também sejam muito importantes para a trama principal, com participações em momentos chave na história.
 Efeitos mais que especiais. Enfim uma produção de super heróis, após um grande hiato, com efeitos visuais feitos com muito carinho, capricho e atenção aos detalhes. Percebe-se que houve tempo e espaço para as equipes de pós-produção trabalharem e trazerem algo de alto nível para as telas. Já era tempo da indústria entender que qualidade e quantidade não são a mesma coisa. Um produto entregue com esmero gera retorno garantido. E esse é, para a nossa satisfação, um desses produtos.

Muito bons coadjuvantes.

 3D muito bom. Como um grande entusiasta do recurso, dessa vez eu recomendo demais o uso dos óculos. Há imersão e experiências divertidas agregadas ao efeito. Se gosta do recurso como eu, pode assistir que vale as moedas a mais.
 Enfim, vale a pena ver o filme? "RECOMENDADÍSSIMO"! "Superman" entrega um personagem sólido com coadjuvantes interessantes e estabelece uma narrativa renovada para do DCU. Se gosta do 'Clark Kent/Superman' na sua forma mais clássica, assim como eu, vai que a diversão é garantida. Vale demais o ingresso!

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com




segunda-feira, 21 de julho de 2025

Filmes

Conheçam meu canal no YouTube. Inscreva-se: Games, Bibles, Movies & cia

F1 - O FILME (Avaliação 4/5 - Muito bom!)

 Novo longa sobre a Fórmula 1 que tem parceria com a Apple e a Warner é sólido e muito convincente. Vamos a análise!
 O maior e mais elitizado campeonato de corridas automobilísticas do mundo já foi abordado algumas vezes em tela de formas distintas. Mas o interesse do público em geral tem diminuído de forma muito constante e significativa ao longo dos anos por diversos motivos. E falemos a verdade: a geração de Ayrton Senna, Alain Prost e demais corredores daquele período foram as que mais engajaram torcedores na história desse esporte. Quem aí não acordava pela manhã para assistir as corridas? Sendo assim e devido a essa debandada de público, duas das maiores da indústria atual combinado com o veterano consagrado das corridas atuais Lewis Hamilton - ele é o produtor do longa -, transformaram corridas em cinema e não é que funcionou perfeitamente? Vamos destrinchar algumas questões que fazem desse filme algo bem chamativo para o público em geral.

Brad Pitt: impecável.

 Atores consagrados. O ganhador do Oscar Brad Pitt tem moral e muito talento para compartilhar. E apesar de alguns momentos e diálogos bem clichês, ele brilha na pele de um corredor frustrado que precisa encontrar algum sentido para sua vida novamente. Até que ele é orientado por um grande empresário e amigo, vivido por Javier Bardem, a retornar e recontar uma nova história na F1. Esse roteiro tem qualidade pois o protagonista realmente cria uma atmosfera muito cuidadosa através da sua vida e Pitt mantém o ritmo do filme a altura que ele mesmo merece. Bardem é fantástico em sua atuação e cria uma química muito funcional com o personagem principal. Ele colabora muito com a trama e ajuda a trazer mais contexto para a história. E Isso cria uma ponte emocional deveras interessante com o espectador.
 Corridas reais. Foram quatro longos anos de gravações intensas e muito bem filmadas. E sim, todas as corridas foram realizadas nos autódromos que aparecem no filme da forma mais visceral possível. Um trabalho de arte finíssimo que dispensou totalmente o uso de CGI ou qualquer outra forma de produção em algo feito na raça e na prática. E é quase impossível com uma informação dessas não sentir a real sensação de estar dentro do veículo - quando a câmera é interna - e isso não ser passado pro telespectador. A fórmula dos famosos 'efeitos práticos' nunca foi tão funcional aqui. A adrenalina percebida em cada volta é real e deslumbrante. Muito bom!
 Fotografia, edição e trilha sonora. O trabalho de fotografia dispensa comentários. Com exuberantes 'takes' e enquadramentos que criam tensão quando as corridas estão acontecendo, é de se admirar como este corrobora de forma eficaz com o que está sendo contado em tela. Edição e montagem criam uma sensação única não só de estar assistindo a uma super produção, mas de se sentir inserido de alguma forma no meio da ambientação, com cortes muito bem feitos e montados na medida para não enfadar. E para finalizar, a trilha sonora impecável de maestro Hans Zimmer que enobrece a obra e a coloca no patamar de cima das produções de alto custo. As músicas são parte integrante de qualquer longa, e quando são bem colocadas, elevam o nível da ação e da emoção de qualquer película. Bom demais!

Adrenalina de verdade.

 Enfim, vale a pena ver o filme? MUITO RECOMENDADO! "F1 - o filme" se prova como uma produção definitiva para se contar uma história sobre este segmento esportivo. Creio que virão sim outras, mas difícil vai ser superar essa obra em qualidade tanto técnica quanto visual. O todo aqui é muito bem elaborado. Vale muito o ingresso!

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com




sábado, 12 de julho de 2025

Filmes

Conheçam meu canal no YouTube. Inscreva-se: Games, Bibles, Movies & cia

COMO TREINAR SEU DRAGÃO (Avaliação 4,5/5 - Excelente!)

 'Live-Action' da animação de 2010 acerta em cheio no elenco e nos detalhes. Vamos a análise!
 Filmes baseados em animações tem várias questões envolvidas. Uma é que a liberdade criativa de uma animação é muito maior que a de um filme, por motivos óbvios. Mesmo com a tecnologia de hoje, fazer com que personagens de uma animação se tornem rostos reais na pele de pessoas ainda pode soar estranho aos olhos de muitos. E muito embora seja uma tendência dessa indústria vazia de ideias novas, é um mercado que vem se popularizando ao longo dos anos e tem ganhado força. Alguns acertos aqui, outros erros crassos ali e Hollywood vai seguindo com seus altos e baixos nessa nova e inusitada empreitada. Todavia podemos respirar aliviados quando um desses projetos dá tão certo que virar filme pode melhorar ainda mais o que já era perfeito. E esse é o raro caso desta produção. O filme chega realmente com 'status' de gente grande e mostra como se fazer um longa com excelência e respeito ao material original. Veremos mais abaixo alguns pontos que fazem este ser tão divertido e relevante.

             Dupla fofa e bem construída.

 Escolha de elenco impecável. Desde o anúncio de Mason Thames como 'Soluço' eu já tinha uma boa impressão do que poderia vir. Muito talentoso, fez um excelente personagem no filme 'O telefone preto' (2022) e de lá pra cá foi ganhando a atenção de diretores e produtores. E posso falar com propriedade aqui: ele faz o personagem em carne e osso tão bem, tem uma leveza em entender como esse protagonista funciona que a interpretação dele é orgânica e muito natural. Sem medo de errar, ele foi a melhor escolha para viver o personagem. Nico Parker vive 'Astrid' e, embora tenha uma troca de etinia nítida aqui, a atriz brilha ao lado de Mason e são uma dupla excelente em cena. A química extremamente funcional entre eles dois cria uma boa ambientação de personagens que, juntamente com Gerard Butler como 'Stoico' - que é pai do 'Soluço' e rei daquela terra -, formam um time realmente bem escolhido para elencar essa obra. Muito bom!
 Figurinos e efeitos grandiosos. Pensa em como fazer uma adaptação com os recursos de hoje ficar ainda mais grandiosa do que a de outrora? A Universal Studios não poupou dinheiro em trazer os melhores efeitos possíveis para o longa. Tudo é muito bem posto: desde os cenários épicos, os dragões em CGI impressionantes - principalmente o maior deles, mas sem 'spoilers' aqui -, e os figurinos de época, tudo é visualmente lindo e empolgante. Traz todo um sentimento bom tanto de nostalgia para quem já viu o original quanto para as crianças dessa geração o frescor de assistir pela primeira vez um trabalho muito bem atualizado para esses dias. Excelente!
 Sem medo das consequências. Outro ponto forte do longa é que ele não se resume a ser um filme infanto-juvenil. Ele trás sem medo consequências narrativas para os personagens, criando de forma ousada uma credibilidade mais apurada para a produção. São escolhas que vão surgindo durante os atos e suas subsequentes consequências na trama. No fim, você vê e acredita no que a história se propõe a trazer. Outro ponto forte!

          Mason e Nico: excelente química.

 3D bem legal. Faz parte aqui das minhas resenhas sempre falar sobre o efeito. Dessa vez eu recomendo bastante, pois gostei do que vi e agregou bastante a experiência. Se ainda estiver disponível em sua cidade, vale as moedinhas a mais.
 Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADÍSSIMO! "Como treinar seu dragão" é exatamente o que queremos ver em adaptações de animações. Coerência, atores bem escolhidos e efeitos atualizados, mas sem perder a essência do produto original. É para um público novo? Sim. Mas vai agradar em cheio também a todos os que assistiram o original de quinze anos atrás. Vale demais o ingresso!

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com


quarta-feira, 2 de julho de 2025

Filmes

Conheçam meu canal no YouTube. Inscreva-se: Games, Bibles, Movies & cia

BAILARINA - DO UNIVERSO DE JOHN WICK (Avaliação 3/5 - Bom!)

 Derivado de 'John Wick' tem a belíssima Ana de Armas, todavia peca em querer se parecer com o original. Vamos à análise!
 Que o personagem de Keanu Reeves já caiu no gosto do público há bastante tempo, isso todo mundo já sabe. Sua veia artística carismática e seu protagonista cheio de moral - recheado de cenas de ação plasticamente muito bem elaboradas - fez a audiência ser cativada por sua história, sua dor e seus mistérios. Agora, convenhamos: não era necessário fazer de 'Eve Macarro' (Ana de Armas) uma versão feminina de 'Wick'. Bastava uma história onde a protagonista fosse ela mesma com um toque a mais de feminilidade. E mesmo que 'Eve' seja apenas uma 'sombra' do principal com motivações bem clichês, a produção tem sim seus pontos fortes. Vamos destrinchar mais abaixo as principais questões que envolvem essa ramificação narrativa da trama principal.

Ana de Armas: ótima em cena.

 Roteiro meio batido. Uma das questões que podem ou não chamar a atenção do público em qualquer obra é o seu roteiro. No caso dos filmes de ação, as vezes a ação é suficiente, as vezes o roteiro precisa ser melhor redigido. Tudo depende da produção. Mas de certa forma, a franquia 'John Wick' construiu um universo baseado no seu simples primeiro filme de ação. Criou-se todo um pretexto para um assassino de aluguel aposentado voltar a ativa e, após isso, construir e redimensionar o tamanho e as consequências do ocorrido no primeiro filme. E mesmo que 'Bailarina' seja uma ramificação desse amplo e vasto universo, sua história e suas motivações ficaram rasas demais dentro do largo contexto da franquia principal. Tudo bem que a protagonista tem seus méritos e a atriz também. Porém como nos acostumamos a ver esse mundo crescer e expandir, gostaríamos de ter essa narrativa mais aprofundada, e não como um mero e batido desejo de vingança. O universo foi tão amplificado que acabou fazendo com que esse filme tivesse um roteiro simples demais.
 Coreografias excelentes. Nesse quesito a franquia nunca erra. Com um time de coreógrafos extremamente profissionais, o melhor que eles fazem está exposto em tela. Ana de Armas se sai muito bem em diversas cenas, inclusive com uma boa ajuda do roteiro e soluções narrativas que colaboram com a ideia do protagonismo feminino nesse tipo de longa. São aulas e muitas técnicas para se chegar a um ótimo consenso de que não só os filmes da franquia avivaram o gênero como moldaram definitivamente a nova geração de filmes de ação em Hollywood. Ponto altíssimo esse!
 Ana de Armas, 'Eve Macarro' e elenco. Um chamariz que sempre foi interessante para esta franquia com certeza foi o acertado elenco de 'John Wick'. Não só por Keanu, mas pelos excelentes Ian McShane, Lawrence Fishburn e Anjelica Houston, entre outros que já apareceram nessa saga. E nesse 'spin-off', além da Ana, temos Keanu, Norman Reedus e o ótimo elenco da trama principal, trazendo o bom gosto do diretor em mesclar a nova narrativa com os atores desse mesmo universo criando ligações mais intrínsecas entre os filmes. Sabemos que nem sempre isso acontece quando sai algum derivado de determinadas franquias. Elas ficam tão de fora do núcleo que acabam sendo desperdiçadas. O bom aqui é que esse não foi o caso pois 'Eve Macarro' já é personagem do filme anterior 'John Wick - Baba Yaga'. Ponto alto também!

Cenas de ação sob medida.

 Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADO! "Bailarina - do universo de John Wick" é um bom filme de ação, criando assim uma nova ramificação para a franquia. Todavia não consegue ter a personalidade visível dos filmes principais, muito por seu roteiro ser raso e meio batido. Ainda assim, para quem gosta da franquia - como eu - e gosta de expansões com ótimas coreografias, certeza que o filme vai te agradar. Vale o ingresso!

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com