sábado, 14 de junho de 2025

Filmes

Conheçam meu canal no YouTube. Inscreva-se: Games, Bibles, Movies & cia

MISSÃO IMPOSSÍVEL - O ACERTO FINAL (Avaliação 4,5/5 - Excelente!)

 Mesmo rateando e criando conexões com os outros filmes da franquia, 'Missão Impossível' ainda continua imperdível. Vamos à análise!
 Há trinta anos se consolidava um dos temas mais icônicos dos filmes de ação e espionagem de todos os tempos: 'Theme of Mission Impossible', criado por Lalo Schifrin para a série de TV dos anos 60 do século passado - 1966 para ser mais preciso. No entanto, o tema passou a ter maior proeminência a partir do primeiro filme de 1996 com Tom Cruise. Fato. E de lá para cá não só a música permeou o imaginário popular como também o icônico personagem 'Ethan Hunt' de Cruise que, com extremo charme e missões pra lá de excêntricas, angariou o posto de um dos protagonistas mais notáveis do cinema moderno. A cada novo episódio uma trama maior e ainda mais robusta era acoplada aos personagens, criando um ambiente de espionagem extremamente interessante, persuasivo e intrigante para o espectador. A complexidade de cada filme, aliado às acrobacias cada vez mais insanas de Tom, tornaram a produção em uma das mais divertidas ao longo dos anos. E agora nos despedimos dessa longeva saga de uma forma digna e convincente, mais uma vez mostrando que bons filmes também precisam ter um fim - e um bom fim por sinal. Veremos o porquê disso logo mais abaixo.

As insanas missões de 'Ethan Hunt'.

 Um elenco pra lá de robusto. Ao longo da história da franquia, muitos atores renomados passaram pela produção. E neste não poderia ser diferente. Além de sua estrela principal, temos Simon Pegg, Ving Rhames, Angela Bassett, Pom Klementieff, Hayley Atwel entre outros nomes relevantes da indústria. Isso mostra o quão grande a franquia é e o quanto essa renovação de elenco traz sempre um frescor a produção, fazendo com que cada filme tenha suas relações com os anteriores e, ao mesmo tempo, mantenha uma identidade única e intrínseca em cada longa. Tanto que já passaram pela franquia outros grandes nomes como Henry Cavill, Rebeca Ferguson e Jeremy Renner. Ponto muito positivo esse!
 Inteligência artificial, a nova ameaça. Não tem jeito. Esse é o assunto da vez. E mesmo vendo abordagens em outros filmes sobre o tema - o que pode ser considerado um certo clichê -, nesse longa a proposta funciona de maneira muito visceral. Trocar a vilania humana por uma IA constrói a ideia de que a humanidade aqui fora das telas possa estar construindo 'sua própria cova' com os avanços tecnológicos ininterruptos, constantes e velozes nessa área. Não é só sobre melhoria de vida e avanços importantes para a humanidade. O filme aborda o lado mais truculento e perigoso que um 'descuido' humano pode acarretar se não nos guiarmos por firmes regras em relação a este novo - e assustador - recurso. Será que teremos um 'Ethan Hunt' da vida real que terá coragem de parar uma situação tão penosa vivida no longa? É um questionamento que fica a uma linha tênue entre a ficção e a realidade atual. Pesado.
 Trama firme e bem conduzida. Mesmo tentando criar conexões com os outros filmes - justamente para dar liga ao acerto final -, em alguns momentos podem parecer meio confusos esses enxertos. Todavia cabe e muito o mérito aos roteiristas Christopher McQuarrie - que dirige a produção também - e Erick Jendresen o feito de escrever as duas cenas mais insanas já feitas para esta saga, que é a sequência de 'Ethan Hunt' no submarino e as de ação nos aviões. Mesmo trazendo à memória os longas antigos e personagens também, não impediu que houvesse um fim épico e digno que essa saga merecia. Não entenda mal. As conexões não são mal feitas. Elas só podem talvez confundir o público por terem sido executadas muitos e muitos anos atrás, fazendo com que alguns nem lembrem mais delas. Todavia, isso não atrapalha a narrativa como um todo, que entrega mais uma vez uma obra digna de ação, espionagem, traição e entretenimento do jeito que essa franquia sempre foi e sempre vai ser. Muito bom!

Parte do grandioso elenco do filme.

 Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADÍSSIMO! "Missão Impossível - O acerto final" é uma produção competente que mais uma vez entrega o que promete, sem medo de seus exageros. Tom Cruise mostra mais uma vez que no auge da sua longevidade ainda tem fôlego para muitas outras acrobacias incríveis e o grande elenco como sempre são excelentes coadjuvantes da saga, que contribuem muito para a narrativa. Um filme que, mesmo sabendo seu fim, não ligaria nem um pouco se fosse produzido mais um. Vale demais o ingresso!

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário