sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Filmes

PRIME VÍDEO: SAMARITANO (Avaliação 3/5 - Bom!)

 Novo filme de Sylvester Stallone lançado recentemente no ‘Prime’ entrega roteiro genérico com algumas boas cenas de ação. Vamos a análise!
 A ideia de produzir filmes sobre vigilantes solitários embasados na concepção de que eles são ‘heróis’ não é nem um pouco nova. E utilizar isso com um ator conhecido e consagrado para angariar público é algo que funciona apenas em parte. Digo ‘em parte’ não exatamente por conta do ator, mas, sinceramente, vamos falar a verdade: filmes que saem direto para o ‘streamming’ tendem a ter roteiristas que me soam bem amadores. E, por mais que a história faça sentido, eles não conseguem trazer algo que realmente seja relevante para o longa. Parece que orçamento baixo é sinônimo de falta de imaginação para algo mais épico. Ou talvez seja pelo fato de que o próprio serviço de ‘streamming’ quer apenas mais um filme aventuresco para preencher catálogo mesmo. E o que realmente incomoda em uma produção para esses tipos de serviço, na maioria das vezes, sendo baixo ou alto orçamento, é que eles não se preocupam tanto com a forma com que esses filmes vão soar para o espectador de maneira geral. Eles só querem o conteúdo pronto para ter o que mostrar para os assinantes. E isso acaba por produzir uma experiência apenas de mediana a boa em sua maior parte. Veremos mais do porquê disso abaixo.

Cenas de ação até que são legais.

 Stallone é um senhor de idade que vive pacatamente em um pequeno apartamento como um aposentado. Porém um garoto de 13 anos chamado 'Sam' (Javon Walton) decide investigar a vida desse senhor a ponto de querer descobrir se ele é um antigo vigilante chamado ‘Samaritano’ (título dado ao filme) que há décadas atrás juntamente com seu irmão gêmeo, haviam nascidos geneticamente modificados e com força sobre-humana. E a partir daí ele se une ao ‘Sr. Smith’ (Stallone) para interrogá-lo acerca do assunto. Enquanto ele insiste em sua persuasão, algo estranho começa a acontecer na cidade e será preciso que alguém intervenha para solucionar todo aquele caos instalado. Em parte, a forma como a trama é guiada até produz alguma atenção no espectador, mas a maneira como os diálogos são conduzidos e as decisões que foram tomadas para a ação acontecer soam um tanto quanto bobas, por assim dizer. Aliás, lembram muito bem aqueles filmes dos anos 80/90 do século passado em que o ator protagonista é bem mais importante que a história em si e esse tipo de pauta nem sempre retornava em muito sucesso – dependendo da premissa do filme, lógico. É meio ‘Sessão da Tarde’ que se dizia, né? (rsrs).

Dupla com alguma afinidade.

 Ademais, há uma bela referência em uma das cenas com um fliperama daquela época onde o game que estava nele era justamente o “Robocop”. Inclusive isso corrobora e muito com minhas afirmações acima. O diretor realmente tentou se basear na premissa dessas produções que fizeram muito sucesso no passado (o primeiro filme de “Robocop” teve uma repercussão enorme, chegando até a sair em outras mídias, como desenhos e games – já mostrado aí no texto) e trouxe algo que, para aquele momento, tinha o ar de novidade. E a tentativa de tentar transpor algo de sucesso no passado para os dias de hoje pode até ser justa, desde que o bendito roteiro sustente de fato uma boa história. Entenda, o roteiro aqui não é incoerente, ele só não é nem um pouco inovador percebe? As cenas de ação até que são bem legais, dentro do que a idade de Stallone ainda está apto a fazer, mas elas sozinhas não se sustentam em relação ao todo. A interação com o menino Javon Walton é até bacana e os dois tem bons momentos juntos, mas também é só. As ligações que colocam o garoto na trama querem trazer lições do tipo ‘fazem algo mal nem sempre vale a pena e é você que tem de escolher seu caminho’, mas se baseiam em situações bem rasas no contexto geral.
 Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADO! Embora muito genérico em sua concepção, “Samaritano” traz mais uma vez Silvester Stallone de volta as telas e vê-lo em ação é sempre uma boa nostalgia para os fãs de seu trabalho. Como é um filme para um serviço de ‘streamming’, e se você gostar do ator, vá já pensando em uma diversão sem compromisso em um fim de semana sozinho ou com amigos e umas pipocas para acompanhar. É raso? Sim, um pouco. Mas pode ser que você ainda se divirta como eu me diverti. Vale a conferida.

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com


sábado, 10 de setembro de 2022

Bíblia

 RFLEXÃO BÍBLICA

"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus" Lucas 1.35
 Existem alguns textos na Bíblia que são para quem tem fé, para quem crê. São mistérios insondáveis de Deus que nos levam a compreender que Seu poder é grandioso e infinito. E o texto em apreço narra justamente um desses mistérios, que é a concepção humana do Salvador. Tratado por alguns com certo ceticismo, justamente pela falta de fé e por ter um olhar humano apenas, esse grande evento descrito que trouxe Cristo ao mundo dos vivos é um dos maiores mistérios da fé e um dos maiores acontecimentos, pois foi ele quem dividiu a história da humanidade. Para além só de dividir a história, Jesus viveu entre nós como homem, se humilhando, despindo-se de toda a Sua glória celestial e vivendo com servo do Pai aqui. E sabe porquê? Porque Ele nos amou e nos ama. Porque Ele nos conheceu de perto e sabe de todas as nossas fraquezas. Porque foi Ele que nos deu acesso direto ao Pai. 'Ninguém vem ao Pai senão por Mim', disse Jesus em um outro texto. Ei querido, você pode até descrer, mas Ele esteve entre nós. Podes não entender o que é 'conceber do Espírito Santo', mas Ele nasceu assim e habitou entre nós. E o meu objetivo neste pequeno texto é que ele possa trazer a luz da fé que precisas para entender que Deus é Deus e o Seu poder é completamente fora do alcance da lógica humana. Ele é soberano nas Suas ações e só tendo uma real experiência com Ele para crer no Espírito Santo e no que Ele faz ou deixa de fazer. Que o Senhor te esclareça a cada dia e que Ele possa ser o centro da Sua vida todos os dias 'até a consumação dos séculos', como afirma um outro texto também. E a canção que complementa nossa mensagem de hoje é a lindíssima "Jozyanne - Sangue precioso". Que possas meditar nessa palavra, ouvir esse lindo louvor e ser abençoado em nome de Jesus!


Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com