segunda-feira, 30 de maio de 2022

Bíblia

RFELEXÃO BÍBLICA

 "O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá" 1Coríntios 13.8
 Em um dos textos mais profundos de Paulo ao povo de Corinto, ele expressa de forma clara o que é amor de verdade. 'Tudo espera, tudo suporta, tudo crê', diz um outro ponto deste mesmo texto. E o que mais chama atenção no versículo em apreço é o fato de que só o amor que vem de Deus - não a forma humana de amar, e sim a essência de Cristo em nós - vai permanecer em meio a tudo isso que estamos vivendo. O nosso maior trunfo não é todo nosso conhecimento, ou toda nossa maneira de ser usado por Deus, ou toda nossa caridade para com os outros - porque sim, caridade também pode ser feita sem amor e só pensando em interesses pessoais ou até escusos. E fazer tudo isso sem ser essência - ou seja, só na aparência - não nos serve de nada. Todas essas coisas vão passar. O Espírito Santo é apto para discernir se toda obra que fazemos é verdadeiramente pra Cristo ou não, pois só Ele penetra os corações e o nosso interior. Ei querido, só se vive o verdadeiro amor quando seu coração é verdadeiramente entregue ao Senhor. Talvez você possa estar na igreja há muitos anos, e nunca ter experimentado o verdadeiro amor. Ou talvez aquele seu primeiro amor lá do início da sua jornada já se esfriou no meio do caminho. Renove esse sentimento com Ele hoje! Peça a Deus que te encha do amor de Cristo novamente - que é a perfeita essência de Deus -, pois você pode ter toda bagagem cristã de ter realizado todos os feitos dentro e fora da igreja, porém quando aqueles que esperam a volta do Senhor subirem, só vai restar lá o sentimento mais nobre e mais puro do Pai. Pense nisso. E a canção que complementa nossa mensagem de hoje é a belíssima "O amor de Deus - Rachel Novaes / Paulo Cesar Baruk". Medite nessa Palavra, ouça essa mui tocante canção e seja abençoado em nome de Jesus!


Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com

sábado, 21 de maio de 2022

Bíblia

REFLEXÃO BÍBLICA

 "Pois Tu formaste meus rins; teceste-me no ventre de minha mãe" Salmos 139.13
 A Bíblia traz verdades sobre todas as coisas. Fato inegável isso. E mais uma vez ela nos mostra uma grande prova de que somos criação dEle. O salmista começa a se posicionar quanto ao fato de que Deus o fez e como isso está amplamente ligado com o seio maternal. Muitos querem dissociar a vida e o ciclo materno de seu Criador com estudos e teorias que não tem base e não levam a nenhuma postura concreta sobre a nossa origem. Mas o texto de Salmos mostra que Deus nos 'teceu', ou seja, nos criou, nos construiu dentro do ventre de nossa mãe. E mais: eu e você fomos formados em cada detalhe pelo Pai e a Bíblia corrobora isso em outros textos que complementam esse. Repare como todo o funcionamento do nosso corpo está em perfeito equilíbrio. Não haveria e nem há nenhuma chance de sermos somente uma eventualidade, pois somos tão únicos e diferentes que até as nossas digitais são pessoais. Ei querido, o Pai já te conhecia muito antes de eu e você virarmos seres vivos fora da barriga materna. Ele sabe sua estrutura, seus defeitos e qualidades como ninguém, pois desde lá do início, do pequeno embrião, Deus já tinha colocado Sua poderosa mão em nós. Que possamos entender que não somos frutos de mero acaso, mas totalmente criados para honra, glória e louvor dEle. E justamente por nos conhecer muito antes de nascer, Ele sabe das lutas e situações que iríamos enfrentar e de tudo que iremos passar. Por isso, guarde o teu coração nEle, pois fazendo isso estarás seguro e certo de que você não está só. E se você que está lendo esse texto se afastou ou ainda não conhece a Cristo, saiba que você é valioso e o Senhor só está esperando você se voltar para Ele para mudar a sua história. Creia nisso. E a canção que complementa nossa mensagem de hoje é a lindíssima "Bruna Karla / Eli Soares - Você é precioso". Medite nessa profunda reflexão, ouça essa linda canção e seja muito abençoado em nome de Jesus!


Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com

sábado, 14 de maio de 2022

Bíblia

 REFLEXÃO BÍBLICA

"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai em oração" Romanos 12.12
 O texto em apreço escrito por Paulo na Carta aos Romanos nos conduz a pelo menos três condições muito peculiares para sermos conduzidos pelo Pai até exatamente onde Ele quer nos levar. Se alegrar na esperança, como declara sua primeira sentença, nos remete a entendermos que, quando olhamos com fé no que Deus irá fazer em nossas vidas - e a palavra esperança é justamente confiar com certeza, ter convicção no que se espera -, podemos nos regozijar antecipadamente em Cristo pois é justamente nEle que a nossa esperança se deposita, e como no Senhor não há sombra de variação, somos levados ao entendimento profundo de que Ele não falhará em nossas vidas. Em seguida, a paciência na tribulação penetra em nossos corações confirmando que tudo que nós passamos nessa terra tem um propósito bem definido no Pai e que se soubermos esperar com calma (que é o significado de ser paciente) saberemos em algum momento do fim da provação o que Deus tem reservado para nós. E por fim, e não menos importante, o ato de orar durante todo esse período não é só o ato de falar com Deus, mas principalmente uma postura de fé diante do Pai que confia e crê que conseguiremos vencer as adversidades. Perseverar remete justamente a insistir, continuar, permanecer, ser constante. Ei querido, Deus já viu a sua luta, suas dores e sofrimentos e já está preparando o fim deles para que você possa desfrutar da maturidade e das bênçãos que essa experiência vai te oferecer. Persista no propósito que o Senhor te colocou e jamais se desvie dele, nem para esquerda, nem para direita, pois o que o nosso Pai mais quer é que alcancemos, não somente os bens desse mundo, mas a benevolência do mundo vindouro que está preparado para todos aqueles que perseverarem até o fim. E a bela canção que complementa nossa mensagem de hoje é "Nicole Souza - Perseverar". Ouça essa música do Céu para tua vida, medite nessa mensagem e seja muito abençoado em nome de Jesus!


Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com

sábado, 7 de maio de 2022

Filmes

 DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA (Avaliação 4,5/5 - Excelente!)


 Com uma narrativa focada em parte na apresentação dos muitos universos da Marvel, novo longa da franquia empolga, mas poderia ser menos corrido. Vamos a análise!
 O multiverso, que antes era só um conceito no Universo Cinematográfico da Marvel, e passou pela série do ‘Loki’ criando sua natureza e identidade, finalmente se estabelece no novo longa de 'Stephen Strange' (Benedict Cumberbatch). A ideia de múltiplos universos não foi criada do zero. Muito além das páginas dos quadrinhos, ela existe inclusive como teoria científica real na qual alguns estudiosos já escreveram artigos falando sobre como, hipoteticamente, poderiam haver mundos coexistindo paralelos ao nosso (Stephen Hawking, famoso cientista já falecido fala um pouco sobre essa questão; veja aqui). E mesmo sendo um assunto voltado apenas para o campo da teoria pura e simples, sem nenhuma comprovação científica, é deveras fascinante poder ver esse tema sendo tratado em um filme com certo esmero e cuidado. Ainda mais se tratando de uma das mais bem sucedidas sequências de filmes de todos os tempos, que é esse universo criado da Marvel tanto para os cinemas quanto para o serviço de streaming Disney Plus. A cada nova película, expectativas e especulações são criadas e novas histórias são contadas. Mas esse filme em si consegue superar os nossos anseios? É o que veremos mais abaixo.
Strange, Wong, America: importantes na trama.

 A jornada de Strange começa quando ele conhece uma menina que tem o poder de atravessar realidades, conhecida pelo nome de America Chavez (Xochitl Gomez) e, a partir daí, o desenvolvimento da narrativa cria situações para que o protagonista viaje pelos universos – uma vez que ele foi oficialmente aberto em ‘Loki’ –  em busca de respostas para as situações que a trama oferece – sem spoilers por aqui. Já de início podemos destacar a versatilidade do ator vencedor de dois Oscars em interpretar várias personalidades de si mesmo em outros universos, dando um toque bem único a cada um deles e como esses acabam se tornando relevantes para a trama do filme em si. Sua identidade é a mesma, porém em cada universo são desenvolvimentos distintos construindo cada Strange. E essas várias facetas do mesmo personagem só corroboram com o quanto Cumberbatch é talentoso e polivalente. O mesmo se vê em Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate (Elisabeth Olsen). Embora algumas de suas nuances sejam um pouco menos distintas que a do protagonista, ainda assim não tira o mérito da atriz em interpretar ela mesma em várias realidades e o quanto isso tem um enorme peso para a trama como um todo, pelo fato de, em sua realidade principal, ela ter de lidar com as várias perdas ao longo de sua trajetória e o quanto isso trouxe uma grandiosa carga dramática para a heroína, muito bem trabalhada inclusive pela atriz. 

Wanda: motivações pertinentes, decisões erradas.

 O diretor Sam Raimi tem visões bem peculiares sobre seus filmes. Buscando criar uma identidade fortemente visual em suas obras, nesse aqui a proposta não soa diferente, até porque como está se tratando de múltiplas realidades, o conceito visual é implementado fortemente em cada uma delas, dando aspectos diferenciados e tons distintos para cada uma dessas realidades. Tudo bem elaborado e plasticamente muito bonito de se ver. Inclusive fazendo referências interessantes a todos os tipos de universo, inclusive o de ‘What If’ – série da Disney Plus que aborda histórias dos vastos e distintos mundos existentes em formato de desenho animado (quem assistir, vai entender). Ainda buscando beber de suas fontes, produz certa veia vinculada ao horror/terror, de maneira leve e bem comedida, uma vez que temos alguns ‘jump scares’ e algumas cenas que remetem aqui e ali a filmes sombrios e de zumbis. Tudo dentro do padrão narrativo do longa e abusando da estética visual para estabelecer a direção e o rumo que os acontecimentos descritos pelo roteiro irão tomar. Raimi definitivamente deixa sua marca estampada mais uma vez produzindo algo de muita qualidade, coeso (até porque explicar funcionalmente toda aquela história para o grande público não seria tarefa fácil; então ele apela um pouco para esse lado mais visual para isso) e estabelece um contexto narrativo que, apesar de bacana, ficou um tanto quanto corrido. E essa talvez seja uma das coisas que me incomodaram nesse filme. Estabelecer para o público a personagem-chave da trama, America Chavez, contando sua origem e motivações – que não foram de fato mostradas –, e concedendo mais um tempo na tela para que tudo fosse diluído com mais facilidade, talvez não trouxesse a percepção do quanto toda aquela narrativa visual acabou se tornando muito acelerada e, mesmo não sendo desconexa, essa correria em apressar alguns eventos não soou muito bem ao meu ver, justamente pelo fato de se apresentar tantas camadas e subtramas para o contexto, além do já estabelecido multiverso no filme. Certamente mais alguns minutos fariam muita diferença para uma construção mais cadenciada e bem mais polida na mente do espectador.
 Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADÍSSIMO! Mesmo sendo um tanto quanto corrido, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” consegue ser coerente e apresentar o conceito do multiverso na prática de forma clara e pertinente ao público. Consegue não perder o ritmo nem oscilar sua trama em prol de oferecer ao espectador uma experiência um tanto quanto diferente da que estamos acostumados a ver no universo Marvel. Arca com suas subtramas, produzindo momentos incríveis e aparições épicas que irão somar muito ao ‘fan service’ já muito bem estabelecido para filmes desse tipo. Se és fã desse universo, pode ir que a diversão é certa. Vale muito o ingresso!


Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com

domingo, 1 de maio de 2022

Bíblia

 REFLEXÃO BÍBLICA

 "Tenho-vos dito isto para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo" João 16.33
 A paz de Deus que Ele nos concede quando estamos em Sua presença é deveras algo muito singular. Digo isso porque no mundo entende-se por paz, grosso modo, como 'ausência de guerra'. Decerto que com o tempo esse conceito humano foi aprimorado, mas sua essência ainda continua sendo a mesma. Mas em Cristo podemos ter paz até mesmo quando estamos em guerra. Sabe porquê? Porque 'a paz que excede todo entendimento', que é dada pela presença do Espírito Santo em nós, nos supre e nos dá a certeza de que mesmo na tribulação não estamos sós. É um sentimento que só os que estão em Cristo Jesus podem receber. É saber que existe alguém cuidando de nós em meio aos nossos sofrimentos. E isso é extremamente reconfortante e é por isso que nos traz paz ao coração. Ei querido, levante a tua cabeça. O Senhor nos orientou, conforme o texto em apreço, a termos bom ânimo, pois mesmo com tudo o que Ele passou, Ele venceu! E a vitória dEle é a minha e a sua, por estarmos em Cristo e compreendermos o tamanho do Seu amor. E se por acaso sentir-se fraco ou tombar no caminho, Ele tem poder para renovar suas forças, perdoar e fazer você caminhar mais uma milha com Ele. Podemos superar todas as barreiras nEle. Pense nisso e não desista no meio da estrada da sua vida, pois com Jesus na direção a vitória é certa. E a canção que complementa nossa mensagem de hoje é "Livres para Adorar - Quando o mundo cai ao meu redor". Ouça essa abençoada canção, medite nessa mensagem e seja edificado e nome de Jesus!


Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com