SHANG-CHI E A LENDA DO DEZ ANÉIS (Avaliação 5/5 - Excelente!)
Longa de novo herói da Marvel é divertdo e tem história de origem muito bem contada. Vamos a análise!
Que já não é novidade pra ninguém que a Marvel ao longo dos anos tem buscado excelência em suas produções, isso todo mundo já sabe. Porém sempre que há necessidade de se introduzir um novo personagem a esse universo o cuidado com os detalhes e em como o público vai recebê-lo tem de ser primordial. Até porque Shang-Chi também faz parte do 'hall' de protagonistas que não é tão conhecido pelo audiência no geral. Isso chama a responsabilidade da empresa em contar uma história que seja tanto sólida quanto convincente. E por ser um filme baseado na cultura chinesa, há de se ter equílibrio para agradar tanto o ocidente quanto o oriente. E o que podemos observar como resultado é mais uma acertada obra do estúdios Marvel.
![]() |
O ator Tony Leung e o verdadeiro 'Mandarim'. |
Para começar, temos um caprichadíssimo roteiro onde todo o contexto narrativo consegue prender o espectador. Cada passo da evolução do protagonista é detalhado e você entende seus porques e sua motivações. Motivações estas que, de igual modo, vão também de encontro ao antagonista, pelas suas interações não só com a história contada do artefato citado pelo título, mas por suas conexões e laços familiares. Em uma outra veia importante da narrativa, ao mesmo tempo que temos uma história de origem, vemos todo o longa passear pelo Universo Cinematográfico da Marvel, conectando mundos e fazendo a ponte mais que necessária para a construção dessa nova diretriz. As sutis referências e situações dizem para o espectador o que o filme é e para onde ele quer realmente seguir. E é justamente esse bem elaborado roteiro que nos conduz a isso.
Um bom roteiro sempre contribui para que as atuações sejam no mínimo interessantes. Porém o elenco principal - todo escalado praticamente de asiáticos - são muito bem recebidos e muito bem ajustados. Simu Liu, escalado para o papel principal, é versátil e tem o carisma na medida para o protagonista. Muito confortável na pele do personagem, forma um ótimo par e tem excelente química com Awkwafina, que interpreta 'Katy'. Dona de um estilo peculiarmente extrovertido, tem ótimas interações com vários personagens que não só 'Shang-Chi' e produz alguns dos momentos mais cômicos do longa, ao lado do ator Ben Kingsley, que retorna ao seu papel de 'Trevor Slattery', visto lá em 'Homem de Ferro 3'. Isso sem contar com os consagrados Tony Leung, que dá vida ao verdadeiro 'Mandarim', e Michelle Yeoh, que interpreta 'Jiang Nan', tia do protagonista. Esses últimos esbanjam presença em tela e postura de gente grande no quesito atuação. Elenco escolhido criteriosa e cuidadosamente bem, como já era de se esperar.
![]() |
Meng'er Zhang, Simu Liu e Awkwafina: bons em cena. |
Toda a mística em torno do dez anéis e grande parte de elementos da rica cultura chinesa estão estampados por todo o filme seja nas caracterizações, seja nos efeitos especiais ou nas tradicionais e incríveis cenas de luta do Kung-Fu chinês. Cenas essas que foram meticulosamente bem coreografadas e que renderam excelentes momentos em tela. Não só a versatilidade de Liu, mas também de todo o elenco e da direção de fotografia que capturaram boa parte da essência dessa tão nobre cultura. E como o grande desafio seria justamente mostrar um filme asiático para um publico asitático sem perder o rumo e nem entediar sua contraparte ocidental, 'Shang-Chi' consegue primorosamente alinhar o melhor dos dois mundos e compilar sua trama de maneira inteligente e bem sucedida. Para ambos os lados.
Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADÍSSIMO! "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis" cumpre de forma primorosa seu papel de apresentar o mais novo integrante do UCM ao mesmo tempo que o conecta eficazmente a esse mesmo universo. Tem enredo cativanete, personagens emblemáticos e alto teor cultural inserido em sua história. Sem contar a ótima saída criada pela Marvel para encerrar a inquietante história do falso 'Mandarim' de 'Homem de Ferro 3'. Um filme com a cara da Marvel em todos os aspectos. E fique até depois dos últimos créditos. Já é marca registrada da empresa fazer isso. Se curte esse tipo de filme, vai se divertir muito. Vale demais o ingresso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário