segunda-feira, 25 de maio de 2020

Bíblia

ESTUDO BÍBLICO: "OS 4 CONCEITOS DA PALAVRA AMOR"



 A Bíblia é um livro que fala constantemente sobre o amor. Porém ao observarmos o texto original das Escrituras, veremos que essa palavra tem variantes bem definidas que expressam diferentes tipos desse sentimento. Mas o que vemos hoje na sociedade (por falta de entendimento mesmo) é uma desconstrução dessa palavra em detrimento de propósitos escusos. Querem aplicar esse sentimento de forma pecaminosa, iníqua, sem atentar para o fato de que existe pelo menos 4 tipos desse termo e cada um com sua postura e definição bem delineadas. E é isso que vamos expor neste pequeno texto: mostrar os diferentes tipos de amor encontrados na Palavra (sugiro que esteja com uma Bíblia em mãos - seja em papel, no celular ou algum site - para leitura dos versículos). Vamos a eles:

 
1. Ágape - É o amor sublime, perfeito, incondicional de Deus. Esse amor só o Pai, o Filho e o Espírito Santo tem e pode ser encontrado em João 3.16. É o sentimento que fez gerar em Jesus o mais profundo desejo de se sacrificar por toda a humanidade. É algo peculiar da pessoa de Deus. Jesus chega a dizer em João 15.13 que "Ninguém teve amor maior do que este, de alguém dar a vida pelos seus amigos".

 
2. Storge - É o amor ligado intrinsecamente ao seio familiar. É o amor dos pais pelos filhos, do casal em si e pelos familiares em geral. Esse amor é benéfico e quando uma família se encontra interligada por esse laço afetivo, aí há comunhão e harmonia (e mesmo quando há desavenças elas conseguem ser dissolvidas por esse amor). Paulo se refere a esse termo na carta aos Efésios 5.28, quando diz "Assim devem os maridos amar suas mulheres, como a seus próprios corpos". O texto elucida esse tipo de relação afetiva característico do amor Storge (e é somente um exemplo; existem outros), pois na leitura dos versículos seguintes vemos a comparação desse com relação a Cristo e sua igreja, o que denota a importância desse conceito dentro da família.

 
3. Philos ou Phileo - É o amor fraternal da amizade. Está relacionado aquele sentimento de afeição a um amigo querido que temos extrema afinidade. Quando vemos a amizade entre Davi e Jônatas podemos ver bem caracterizado esse amor: "Ora, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas ligou-se com a alma de Davi; e Jônatas o amou com sua própria alma" (1 Samuel 18.1). Alguns deturpadores do Evangelho tentam inverter, desvirtuar o texto bíblico, mas aí é um caso claro de uma grande amizade, de um grande amor fraternal que foi gerado entre os dois. Um texto que complementa este contexto e este tipo de amor se encontra em Provérbios 18.24b, que diz: "Mas há um amigo que é mais chegado que um irmão".

 
4. Eros - É o amor físico, carnal, ligado ao sexual. Daí vem a palavra "erótico". Esse é o amor que tem sido difundido na sociedade atual e é confundido propositalmente com os outros, sob o argumento de que "tudo é forma de amor". É fato que na Palavra de Deus encontramos este termo, quando o casal, dentro do matrimônio, pode se relacionar sexualmente de maneira sadia. O livro de Cantares de Salomão é permeado desse tipo de amor quando vemos o próprio cortejando sua amada e fazendo-a deleitar-se nesse amor. Porém o que passa disso em nada tem aprovação dentro dos textos bíblicos.

 
Em nota: todos esses termos são originados do grego, que é uma das línguas onde a Palavra de Deus foi escrita e como podemos observar, estão todos embasados nas Escrituras Sagradas.

 Que este pequeno estudo possa trazer edificação para sua vida e tornar ainda mais profundo seu desejo de conhecer mais as Sagradas Escrituras. Deus te abençoe em nome de Jesus!

domingo, 17 de maio de 2020

Games

COMENTÁRIO: THE KING OF FIGHTERS XIV (PS4, STEAM)


 The King of Fighters 14 foi um game lançado pela SNK no dia 23 de agosto de 2016 e recebeu alguns 'patchs' de atualização e 2 pacotes de DLC's desde o seu lançamento. O jogo é a mais nova entrada da série clássica e a reativação da antiga SNK que, desde o lançamento do KOF 13 para PS3 e XBOX360 em 2011 (posteriormente lançando uma versão para a plataforma Steam, com todos os conteúdos extras incluídos e 2 versões para celular, ‘The King of Fighters Android’ e ‘The King of Fighters-A 2012'), havia parado com a produção de suas franquias para dar lugar aos Pachinkos – os famosos caça-níqueis do Japão. Porém, graças ao novo presidente que assumiu a empresa em 2013, esse modelo de negócios foi extinto e a produtora voltou a criar games, ramo este que sempre foi sua marca registrada desde de seu nascimento, em 1978.
 Sobre o game em si: a receptividade com a chegada desse foi bem considerável, uma vez que já havia cerca de 5 anos desde o lançamento do último. A transformação dos antigos gráficos em sprites 2D para um visual totalmente 3D pegou muitos de surpresa e agradou alguns e a outros não. Em minha opinião, o novo visual me agradou bastante, até porque isso é uma tendência dos jogos daqui pra frente e a franquia ficaria bem defasada se não houvesse essa atualização. Embora a empresa tivesse usado de uma ‘engine’ própria, criada para a construção do jogo, a modelagem dos personagens ficou satisfatória pra um reinício. Levando também em consideração que a SNK estava a época passando por uma reestruturação financeira, ideológica e de mercado, é razoável considerar que, mesmo com a qualidade gráfica do game não sendo das gerações atuais, ainda assim eles tiveram todo um cuidado em manter as características intrínsecas dos personagens intacta. Percebe-se o zelo e a boa intenção da equipe de produção em manter sua franquia viva de alguma forma. E a atualização gráfica recebida em Janeiro de 2017 veio só a confirmar isso: melhoria nos shaders, no sombreamento e nos modelos dos personagens tanto aprimorou quanto deu mais vida ao que já havia começado bem, retirando praticamente todo aquele aspecto ‘plástico’ que havia nos personagens antes. Ponto a favor para os programadores nesse sentido! ^^

Atualização aprimorou parte gráfica.
 Mas as ressalvas do game acabam por aqui: a parte sonora é de excelente padrão da empresa desde o seus primórdios. A trilha desse é fenomenal e atesta muito a altíssima qualidade da SNK em fazer músicas em jogos. Dificílimo destacar, mas os temas ‘Southtown team’ e ‘Art of Fighting team’ são alguns exemplos de que ainda se consegue fazer ‘soundtracks’ de alto nível e muito bom gosto. Os temas de abertura e final cantados são igualmente fantásticos! Nesse quesito a SNK é 10 sempre!
 Outro ponto extremamente forte diz respeito a jogabilidade do game. Com uma mescla de estilos extraídos dos principais jogos da série, como KOF 98, 2002 e XIII, a construção sólida e concisa do ‘gameplay’ de KOF 14 impressiona. A transposição para o ambiente 3D não atrapalhou em nada o game. Muitíssimo fluido, gostoso e viciante de se jogar, consegue se observar também aqui um padrão de qualidade refinado e feito com muita dedicação pela equipe de produção. Cada detalhe da jogabilidade diverte a ponto de não se tornar enjoativo e também é um importante quesito a ser destacado. :)

Tela de seleção com todas a DLC's.

 O online do game também tem seus pontos fortes: com uma gama de modos de jogo e um netcode bastante aceitável (houve várias correções pós lançamento), King of Fighters 14 diverte incrivelmente bem no duelo com outras pessoas ao redor do globo. No modo ‘Ranked’ você vai ganhando experiência conforme for vencendo as partidas, porém seu time se mantém o mesmo até que você o troque manualmente. Já no modo ‘Causal’ as partidas são feitas escolhendo de forma livre seus personagens. Ainda há o modo ‘um contra um’ e ‘três contra três’ (onde cada um joga com seu personagem podendo haver até seis pessoas jogando ao mesmo tempo), além da tradicional escolha de trios por uma só pessoa. Ainda há replays, treinamento online e muitas outras coisas. Bem completo, ajustado e mais eficiente do que os jogos anteriores! ^^
 Devido a todo esses fatores, o quesito diversão é altíssimo por conta da soma positiva de todos os itens já destacados. Jogabilidade fluida, trilha sonora marcante, gráficos até aceitáveis (depois da atualização a melhora foi muito grande), DLC’s bem escolhidas, um online divertido e completo, além do fato de estarmos com uma nova saga e, consequentemente, uma nova história se despontando com um vasto modo Arcade de 16 times. Tudo isso fazendo com que o game esbanje entretenimento para muitas e muitas horas de jogatina! ;)
 Em suma: The King of Fighters XIV chegou aos modelos 3D (no formato da sua jogabilidade tradicional) e, por ser uma série extremamente clássica, já ganhou seu espaço nesse tempo com seu conjunto muito bem ajustado, tendo um enorme potencial para o futuro da franquia. Um game com status de grande jogo que merece ser apreciado e jogado por todos que curtem o gênero dos ‘Fighting Games’. Nota 8!

domingo, 10 de maio de 2020

Bíblia

REFLEXÃO BÍBLICA

 "Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol; por mais que trabalhe o homem para descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender" Eclesiastes 8.17
 Os desígnios, mistérios e trabalhar de Deus são questionamentos constantes do homem. Há quem diga que pode conhecer o Pai em toda sua plenitude. Mas a verdade é que O conhecemos pelo que a Bíblia nos ensina, pelas experiências que nos rodeiam e pelo mundo que nos cerca. Só que não conhecemos verdadeiramente como Ele é e nem seus pensamentos a nosso respeito e a respeito de tudo sobre a humanidade. E Salomão, no auge da sua sabedoria dada por Deus, descreve que a obra de Deus ninguém pode perceber, achar e nem compreender. Isso diz respeito sobre o quão limitados somos diante da grandeza de Deus. Ainda que alguém queira chegar a grandeza do Trono, jamais conseguirá. Ei querido, posso afirmar categoricamente que a minha vida e a sua vida são um grande mistério nas mãos do Todo-Poderoso. É no dia a dia, nas experiências com Deus, na oração, jejum e Palavra é que vamos conhecendo os desígnios e desejos dEle para nós e para o mundo. Ele tem conhecimento sobre o nosso futuro e sabe exatamente onde vamos chegar nEle. Não se desespere. Sei que é difícil caminhar por vezes sem perspectiva e com frustrações. Mas a glória do Deus Todo-Poderoso há de se manifestar em sua vida. Isaías viu essa glória, foi tocado por ela e aceitou a obra de Deus em seu viver. Seja tocado pelo Espírito e guie-se por Ele dia após dia para que, a cada amanhecer, o sol da justiça, do conhecimento e do entendimento se abram novamente em sua existência. E a canção que complementa nossa mensagem de hoje é "A visão da glória - Alda Célia". Medite no texto, ouça a belíssima canção e seja abençoado em nome de Jesus! 

domingo, 3 de maio de 2020

Bíblia

ESTUDO BÍBLICO: 'ONIPRESENÇA, ONISCIÊNCIA, ONIPOTÊNCIA'


 Neste pequeno estudo vamos conhecer um pouco sobre 3 dos principais atributos que Deus possui. Mas...o que é “atributo”? Segundo o dicionário, essa palavra significa “aquilo que é próprio de alguém ou de alguma coisa”. Portanto, pelo entendimento, vemos que Deus possui características próprias, únicas de Seu ser. E essas características não foram concedidas nem aos anjos e suas hierarquias, e muito menos aos anjos caídos e seu líder. Somente a trindade divina (Pai, Filho, Espírito Santo) possuI tal característica, o que confere somente a Eles essas peculiaridades.
 Mas antes de explicar e mostrar biblicamente esses atributos, iremos destacar um prefixo comum entre as 3 palavras que é “oni”. Este prefixo vem do latim e significa “todo”. Com isso, podemos definir de maneira bem concisa o que significa cada um deles:

 ONIPRESENÇA: é a característica de Deus que lhe diz respeito a estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus tem o poder de estar num lugar aqui no Brasil e, ao mesmo tempo, no Japão ou em qualquer outro lugar do mundo. Por isso que podemos sentir Sua presença nos mais diversos lugares e igrejas que estamos. Um texto bíblico que define esse atributo se encontra em Salmos 139.7-10.

 ONISCIÊNCIA: é a característica de Deus que diz respeito a ter todo o conhecimento, ciência e sabedoria. Deus tem o poder pleno do todo. Tudo que pensamos ou o que sabemos não é nada perto do que Deus tem para oferecer. Tenha humildade para aprender com quem realmente tem coisas boas para ensinar, pois foi Ele também que nos concedeu intelecto para tal. Um texto bíblico que define isso se encontra em Salmos 139.1-6.

 ONIPOTÊNCIA: é a característica de Deus que diz respeito ao poder que Ele tem. Não a toa que no hebraico Ele é chamado de El Shaday (Deus Todo-Poderoso). Toda força Lhe pertence e nada pode se opor a Ele. Porém Deus usa o poder dEle para o bem e de maneira justa. Jamais vai usar para aquilo que é contrário a Sua Palavra, porque “não pode negar-se a si mesmo”. Davi exalta o poder de Deus no Salmo 18.1-2 Quando diz: “O Senhor é minha rocha” (leia o texto todo para entender a referência).

 Sei que para muitos este estudo será apenas uma pequena revisão, mas creio que outras pessoas podem ser alcançadas e levadas a um conhecimento sobre algo que porventura não tinham domínio. Então compartilhe-o para quem ainda não o tem. Espero que tenha edificado sua vida de alguma forma. Que Deus te abençoe em nome de Jesus!