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Arte de capa do PS4. Show! ^^ |
‘Samurai Shodown’ (Samurai Spirits no Japão) é um game de
lutas com espadas que foi lançado em 1993 pela SNK. Trazia uma
inovadora jogabilidade que permitia ao lutador se colocar no lugar
dos espadachins japoneses (samurais, ninjas, etc) um contra o outro
com o uso de ‘armas brancas’ e seu estilo de jogo era preciso e,
ao mesmo tempo, mortal. Um só erro e você seria derrotado ou
sofreria um considerável dano em sua barra de vida. A premissa fez tanto sucesso em seu lançamento que no ano seguinte, sua
sequência foi lançada. Com um gameplay ainda mais refinado,
‘Samurai Shodown 2’ foi e é talvez, um dos games mais clássicos
e nostálgicos da empresa. Lançado em plena febre dos Arcades é até
hoje um dos mais aclamados da franquia (ao menos por aqui em terras
tupiniquins). Os anos se passaram e o game ainda ganhou mais 5 novas
versões em 2D (‘Samurai Shodown 3’, ‘Samurai Shodown 4’,
‘Samurai Shodown 5’ – que no Japão foi chamado de ‘Samurai
Spirits Zero’ – ‘Samurai Shodown 5 Special’ e ‘Samurai
Shodown 6’ – no Japão ‘Samurai Spirits Tenkaichi Kenkakuden' e
um em 3D - ‘Samurai Shodown 64’ -, que não fez tanto sucesso). Cada
versão trazia sua peculiaridade e estilos únicos e seus personagens
eram sempre muito cativantes e bem caracterizados. Destaque aqui para
o ‘Samurai Shodown 5 Special’ que adicionou mecânicas tão
equilibradas ao game que no Japão ele é considerado um dos melhores
e mais refinados em gameplay competitivo da franquia, tornando muito
aclamado pelo público, principalmente o asiático (podes conferir o
game na PlayStation Store do PS4). ;)
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Gráficos muito bons e personagens carismáticos! ;) |
Dez anos se passaram
desde o último game e esse hiato fez nós, fãs da SNK e da
franquia, ficarmos órfãos de um novo jogo por um bom período. A
empresa passou por uma longa e gigantesca reestruturação financeira
e de mercado por volta dos anos de 2013/2014, sendo adquirida por uma
grande corporação chinesa a época, e recomeçou seus trabalhos
novamente reaquecendo o mercado de jogos de luta com sua principal
franquia, ‘The King of Fighters’ que chegou a sua décima quarta
versão em 2014. Com a boa recepção do aclamado game, ganhou forças
e recursos para continuar investindo até que no final de 2018 lançou
um 'teaser' do que seria sua mais nova entrada de um game nostálgico.
Um novo ‘Samurai Shodown’ despontava no horizonte, para alegria dos mais ávidos fãs de jogos de luta e da franquia em si.
Mas não era só uma nova entrada. Um 'reboot' (reinicio) foi anunciado e o game recomeçou sua história a partir dessa nova versão. Totalmente construída na ‘Unreal Engine 4’, trouxe um novo vigor ao jogo com gráficos belíssimos, uma fina direção de arte e uma jogabilidade que remetia aos primeiros games da franquia, com algumas técnicas extraídas de ‘Samurai Shodown 5 Special’ e algumas inovações. Some isso tudo a personagens extremamente clássicos como ‘Haohmaru’, ‘Nakoruru’, ‘Tachibana Ukyo’, ‘Hattori Hanzo’, ‘Genjuro Kibagami’ e então temos um game muito aclamado pelo público e crítica em 2019. Abaixo falarei um pouco mais sobre os detalhes do jogo. ^^
Como disse anteriormente, a reformulação gráfica aliada as tecnologias modernas permitiram a SNK enriquecer o game com detalhes jamais vistos em jogos da franquia. Por exemplo, os efeitos das espadas aplicando um determinado golpe refletem desenhos orientais magníficos em suas estruturas. Golpes de ‘uppercut’ como os do ‘Genjuro’ por exemplo, fazem essa bela aquarela dentro do efeito. ‘Basara’ (personagem que chegou após em DLC) também possui essa característica em um de seus comandos especiais. É lindíssimo. Execute o comando e pause o game durante. Vai te impressionar com o cuidado e a beleza do golpe. ;)
Mas não era só uma nova entrada. Um 'reboot' (reinicio) foi anunciado e o game recomeçou sua história a partir dessa nova versão. Totalmente construída na ‘Unreal Engine 4’, trouxe um novo vigor ao jogo com gráficos belíssimos, uma fina direção de arte e uma jogabilidade que remetia aos primeiros games da franquia, com algumas técnicas extraídas de ‘Samurai Shodown 5 Special’ e algumas inovações. Some isso tudo a personagens extremamente clássicos como ‘Haohmaru’, ‘Nakoruru’, ‘Tachibana Ukyo’, ‘Hattori Hanzo’, ‘Genjuro Kibagami’ e então temos um game muito aclamado pelo público e crítica em 2019. Abaixo falarei um pouco mais sobre os detalhes do jogo. ^^
Como disse anteriormente, a reformulação gráfica aliada as tecnologias modernas permitiram a SNK enriquecer o game com detalhes jamais vistos em jogos da franquia. Por exemplo, os efeitos das espadas aplicando um determinado golpe refletem desenhos orientais magníficos em suas estruturas. Golpes de ‘uppercut’ como os do ‘Genjuro’ por exemplo, fazem essa bela aquarela dentro do efeito. ‘Basara’ (personagem que chegou após em DLC) também possui essa característica em um de seus comandos especiais. É lindíssimo. Execute o comando e pause o game durante. Vai te impressionar com o cuidado e a beleza do golpe. ;)
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Direção de arte bem feita com bonitas texturas! ^^ |
O chamariz e a abundância de detalhes podem ser vistos não só na
parte gráfica, mas na parte sonora também. Dona das mais icônicas
músicas, a SNK não poupou esforços para tornar essa também uma
esplêndida trilha sonora. A canção tema do game – aquela do menu
principal - é envolvente, cativante e grudenta (rsrs). Me remete
sempre aos tempos áureos da empresa quando ela tinha uma banda (que
está sendo novamente reformulada nesse tempo, para nossa alegria).
^^
Quanto ao quesito jogabilidade, um conjunto de bons fatores somados tornam o game tanto nostálgico quanto mais equilibrado. A começar pelo movimento mais lento e contido dos personagens, que remetem muito as primeiras versões do game. Em contrapartida, outras técnicas foram adicionadas (conforme descrito mais acima, muitas foram tiradas de ‘Samurai Shodown 5 Special’, como o ‘contra-ataque’, que interrompe o ataque do oponente) e inseridas para dar o devido balanceamento e outras novas incrementadas, como é o caso da ‘lâmina-relâmpago’, acionada apertando os três botões de soco simultaneamente (‘Samurai Shodown 5 Special’ tem algo parecido, mas não idêntico). Esse golpe desfere um corte único que pode ser usado a qualquer momento da luta, mesmo que sua 'barra de fúria' não esteja cheia, sob a penalidade de perde-la pelo resto da luta e precisa ser usada com muita cautela. Entre outras adições, essa são as que preferi destacar, tornando o novo jogo da franquia deliciosamente agradável de se duelar, visto que esse conjunto flui de maneira muito orgânica ‘in game’, produzindo ótimos momentos de diversão.
Quanto ao quesito jogabilidade, um conjunto de bons fatores somados tornam o game tanto nostálgico quanto mais equilibrado. A começar pelo movimento mais lento e contido dos personagens, que remetem muito as primeiras versões do game. Em contrapartida, outras técnicas foram adicionadas (conforme descrito mais acima, muitas foram tiradas de ‘Samurai Shodown 5 Special’, como o ‘contra-ataque’, que interrompe o ataque do oponente) e inseridas para dar o devido balanceamento e outras novas incrementadas, como é o caso da ‘lâmina-relâmpago’, acionada apertando os três botões de soco simultaneamente (‘Samurai Shodown 5 Special’ tem algo parecido, mas não idêntico). Esse golpe desfere um corte único que pode ser usado a qualquer momento da luta, mesmo que sua 'barra de fúria' não esteja cheia, sob a penalidade de perde-la pelo resto da luta e precisa ser usada com muita cautela. Entre outras adições, essa são as que preferi destacar, tornando o novo jogo da franquia deliciosamente agradável de se duelar, visto que esse conjunto flui de maneira muito orgânica ‘in game’, produzindo ótimos momentos de diversão.
O modo online do game (atentando para as experiências de jogatina que realizei) teve bom funcionamento de rede e as partidas fluíram de forma satisfatória durante o recurso. Destaque para o modo 'Dojo', onde você disputa batalhas online de forma assíncrona com perfis de jogo de outros jogadores, batalhando como CPU, sem efetivamente entrar em contato com o jogador. Uma forma de treinar o estilo de jogo de outros ao redor do globo que foram gravados para esse modo. Bem interessante a idéia! ;)
Dos pontos negativos. Mesmo o game sendo muito bonito, todo recriado na 'Unreal Engine' e tendo uma bela direção de arte, ele ainda não alcançou o patamar gráfico dos jogos atuais. Embora a SNK tenha alcançado um bom nível nesse, acredito que nos futuros novos jogos da empresa ela conseguirá tirar melhor proveito da tecnologia para uma qualidade ainda mais superior. O modo 'Dojo' também não está cem por cento, pois por vezes a CPU não parece remeter a jogadores online, tornando um tanto quanto fácil demais e as vezes, meio inútil. Mesmo assim, são pontos que não estragam a boa experiência do game. ^^
Em
suma: “Samurai Shodown” versão 2019 consegue atrelar nostalgia e
modernidade em um único jogo e traz bons ventos a renomada franquia
da SNK. Um jogo fino, técnico, muito bonito, extremamente
funcional e divertido. Bastante aclamado e com DLC’s escolhidos a dedo,
certamente já está marcado nesse tempo dentro da comunidade dos
‘Fighting Games’, com a merecida inserção na competição anual
EVO. Se aprecia esse tipo de jogo, vale muito a pena dar uma
conferida. Nota 9,5!
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