sábado, 24 de dezembro de 2022

Filmes

AVATAR - O CAMINHO DA ÁGUA (Avaliação 5/5 - Excelente!)


 Novo longa da franquia ‘Avatar’ de James Cameron se supera e produz uma continuação a altura de seu predecessor. Vamos a análise!
 Houve uma reexibição do primeiro longa nos cinemas e fui assistir novamente para relembrar todo o contexto deste e então me deparei com um filme lançado em 2009 que continua com uma qualidade técnica tão insuperável que diversos filmes lançados após ele ainda não conseguem o sobrepujar. Surpreso novamente com tamanha exuberância e refrescando a memória sobre o roteiro e seus personagens, já poderia imaginar o que viria nesta tão aguardada sequência que levou cerca de 13 anos para ser lançada e ao menos 5 anos para ser produzida. Era de se esperar que, com os novos efeitos de ponta de hoje, o nível desse novo fosse subir consideravelmente. E o que temos na continuação é realmente de impressionar, considerando que os visuais do filme são grande parte da narrativa do mesmo - porque sim, a narrativa é construída em cima do roteiro e dos efeitos e é nítido perceber isso -, o longa acaba por se tornar um dos mais incríveis e belos filmes de 2022. E vamos destrinchar um pouco mais sobre isso mais abaixo.

Efeitos especiais impressionantes.

 Efeitos especiais de tirar o fôlego. Não há a menor dúvida que Cameron é e sempre foi um visionário na arte de fazer cinema. O diretor tem em seu currículo filmes como ‘Titanic’ (que venceu nada menos que 11 Oscars a época e 4 Globos de Ouro) e só por esse fato se percebe a perspicácia e inventividade desse. Ele pareia facilmente com outro grande diretor visionário chamado Steven Spielberg e juntos, compõem uma seleta gama de nomes que já entraram pra história do cinema moderno. Seguindo essa tendência, o segundo filme nos traz visuais tão deslumbrantes que fica até meio penoso adjetivar tamanha excelência em um filme desse porte. Para o diretor, não há limites orçamentários. Ele sempre pretende fazer o que de melhor há em tecnologia recente. E ele tem uma forma tão peculiar de mostrar isso em suas produções que mesmo o filme tendo cerca de 3 horas de duração, o encantamento desses efeitos nos faz querer se prender a cada detalhe, a cada novo quadro e não perder nem um minuto de toda essa monumental aventura que é deleitosamente mostrada em tela para nós, meros espectadores. E como já disse mais acima, a película une os efeitos tanto ao roteiro e os diálogos e fazem tudo de fato ser uma coisa só. E é exatamente por isso que tudo no longa é tão igualmente interessante e excitante. Ele reproduz uma visão ímpar que só James Cameron sabe fazer, com tantos detalhes como tribos diferenciadas, linguagem e costumes próprios de cada ambiente e uma enxurrada de particularidades que, somados, inundam o público com sua dose sem moderação de imaginação. É realmente muito satisfatório ver tudo isso em tela.

Antigos e novos atores em uma fina sintonia.

 Elenco meticuloso e muito profissional. O retorno dos protagonistas ‘Jake Sully’ (Sam Worthington) e ‘Neytiri’ (Zoe Saldaña), além de Sigourney Weaver (em uma breve participação) e Stephen Lang, que também retorna mais uma vez como o grande antagonista desta versão (desta vez um pouco diferente) prova que manter o elenco tradicional fez muito bem a toda construção do longa. Porém nomes como Kate Winslet, que interpreta ‘Ronal’ e todo o elenco mirim (tanto os filhos de ‘Jake’ e ‘Neytiri’ quanto os da outra tribo) são um enorme destaque nesta produção. Além do papel importante que todos eles tem na trama, impecavelmente demonstram carisma e profissionalismo nas gravações. Destaque para um em especial, ‘Spider’, vivido pelo ator Jake Champion, única figura realmente humana infiltrada no meio dos Na’vis, e com um importante contexto dentro da história, é talentoso e esconde alguns ‘segredos’ que provavelmente serão desvendados no próximo filme da franquia. O que quero dizer com todos esses pontos é, embora o principal motivo da história existir seja puramente revanchismo, a trama tem camadas que só bons atores poderiam interpretá-las e colocá-las em prática, e é exatamente o caso deste. É justamente a sintonia e entrosamento das boas atuações que fazem o filme ser grandioso. E cada escolha de elenco aqui consegue reproduzir com muita profundidade seus respectivos personagens, temperamentos e ações, criando uma enorme e fácil empatia por todos eles. E o conjunto direção, produção, elenco e efeitos é extremamente afinado para exibir em tela tudo o que vemos acontecer na prática com o filme pronto. Minhas sinceras congratulações a todos por terem posto todo o esforço necessário para que o produto final fosse tão imponente e majestoso.

Jake Champion (Spider): bom destaque do filme.

 No que corresponde ao quesito dos efeitos com o óculos 3D, minhas sinceras recomendações são que todos os que lerem essa humilde resenha consigam ter a oportunidade de ver em uma boa sala com o recurso. Os efeitos estão ainda melhores que o do primeiro filme (que a época foi um dos grandes chamarizes e responsável em grande parte pelo enorme sucesso do mesmo) e aqui neste Cameron não poupa dinheiro para trazer algo mais do que visualmente excelente. Acredite, sua experiência só vai estar completa assistindo em uma boa sala com esta tecnologia, pois está tudo muito caprichado e no mesmo nível da grandiosidade que um filme deste porte merece. Desta vez eu recomendo com muito gosto, pois vai aprofundar muito sua imersão e interação com o longa.
 Enfim, vale a pena ver o filme? RECOMENDADÍSSIMO! “Avatar – O caminho da água” traz James Cameron mais uma vez em seu estado mais puro e sublime de criatividade, inventividade e inovação tecnológica. O elenco extremamente afiado e entrosado, o CGI de encher os olhos, as sutis críticas sobre pesca indiscriminada, temas sobre família e todo o contexto narrativo fazem desse mais um sucesso garantido e uma diversão de extrema qualidade para assistir nas telas grandes. Vá sem medo em uma boa sala 3D com a maior tela que puder e assista a este filme que mais parece um grande evento cinematográfico. Vale demais o ingresso!

Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Bíblia

 REFLEXÃO BÍBLICA

 "O Senhor pelejará por vós, e vos calareis" Exôdo 14.14
 O povo de Israel tinha acabado de ser livre do Egito e da escravidão de faraó (um adendo: faraó não é o nome do líder egípcio, é um titulo, como rei ou rainha, por exemplo), graças ao Deus Todo-Poderoso que enviou Moisés e as pragas para confrontar o povo egípcio e, principalmente, para amolecer o coração de faraó - que o próprio Deus havia endurecido para poder mostrar ao povo dEle a dimensão do Seu infinito poder. Porém havia ainda mais uma longa caminhada em busca da terra prometida. Tiveram que passar pelo deserto e caminhar até chegar a um lugar sem volta: o Mar Vermelho. E novamente a fúria do faraó se despertou - mais uma vez permitido por Deus para que o Senhor demonstrasse novamente a Israel o Seu poder - ao ponto de tornar a perseguir o povo de Deus. Diante de tal situação, frente ao mar e a cilada dos egípcios, alguns não entenderam que tudo aquilo fazia parte do plano de Deus para que um grande milagre acontecesse. E por esse motivo, a grande fé de Moisés o fez narrar o texto em apreço aos seus conterrâneos. Querido, metaforicamente falando, ou seja, transportando essa situação em um sentido figurado na sua vida, ainda que você caminhe em um "deserto" de situações, problemas, decepções e lutas, ou talvez seja perseguido pelo "faraó" (isto é, o inimigo de sua alma) e ainda se depare em sua frente com o "mar" bloqueando seu caminho, saiba que é daí que se executam os grandes milagres vindos do nosso Deus. Ele não se esquece dos seus em meios as provações. Tenha coragem, confie no Pai, entregue tudo a Ele e verás que o "mar" vai se abrir na sua vida e "do outro lado" virá o que Cristo te prometeu. E a canção que complementa nossa mensagem de hoje é "Cassiane / Aline Barros - Hino da vitória". Creia nisso, relembre essa linda canção com uma nova versão, medite nessa palavra e seja abençoado em nome de Jesus!


Gostou do conteúdo? Colabore com nosso trabalho com qualquer valor! Chave PIX: lopesgama79@gmail.com